The Smiths: Biografia revela primeiro encontro entre Morrissey e Johnny Marr
Por André Garcia
Postado em 07 de janeiro de 2022
Na biografia The Smiths - A Light That Never Goes Out, Tony Fletcher revela como foi o primeiro encontro entre Morrissey e Johnny Marr, com 23 e 18 anos, respectivamente; e também o que fez com que eles se tornassem imediatamente amigos, e posteriormente parceiros.
Tudo começou numa tarde de maio de 1982, na rua Kings Road, número 384, Stretford, Manchester, quando Johnny Marr, apareceu na casa de Morrissey sem ser convidado. Guitarrista prodígio dono de um talento claramente excepcional, ele buscava um parceiro para compor músicas para fazer sucesso e ganhar dinheiro.
Morrissey, embora tivesse quase nenhuma experiência como vocalista ou compositor, era conhecido pelas redondezas por seus poemas, sagacidade, conhecimento musical e contribuições literárias para a mídia especializada em rock.
Entretanto, ele era conhecido também por sua depressão e timidez, que agravadas pelo desemprego, o tornaram recluso e solitário. Sabendo que se tratava de uma pessoa difícil, Marr foi com um amigo em comum, Stephen Pomfret.
Após uma longa espera, eles foram atendidos e convidados a entrar. Em seu quarto, além de muitos livros sobre feminismo, cinema e romances policiais, havia também uma coleção de compactos de pop feminino dos anos 60.
Marr, outro nerd musical, foi atraído pelos discos e, como se fosse um teste, o poeta pediu para ele escolher um. O guitarrista pegou um obscuro single das Marvelettes, de 1966, colocando para tocar seu lado b, "You’re the One".
Impressionado pela escolha, o tímido escritor futuramente recordaria aquele momento como o início da amizade entre eles. Após conversarem sobre música por horas, eles já começaram a imaginar nomes para uma banda e possíveis capas de discos para ela.
Naquele encontro Morrissey ainda não era letrista ou vocalista e nem Marr compositor ou arranjador. No entanto, ali seus destinos foram traçados — estava plantada a semente de uma das mais importantes bandas da Inglaterra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
A banda de rock brasileira com que Little Richard enxergou conexão e deu a maior moral
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Hibria lança "Undying", primeiro single de novo álbum
Kiko Loureiro e Edu Falaschi participarão de show que o Angra fará no Japão
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Por que Julia Lage não faz backing vocals no Smith/Kotzen? Ela explica o motivo


As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
Johnny Marr relembra a música que separou o The Smiths: "Nunca mais vi Morrissey"


