Joe Satriani: a canção de Jimi Hendrix que ele levou muitos anos para conseguir tocar
Por Bruce William
Postado em 23 de fevereiro de 2022
Joe Satriani trabalhou com vários grandes nomes durante sua carreira, desde que começou a ter seu talento reconhecido ao tocar na turnê de Mick Jagger em um de seus álbuns solo, e também é famoso por ter sido professor de músicos do naipe de Steve Vai, Kirk Hammett (Metallica) e Alex Skolnick (Testament), além de ter sido indicado 15 vezes ao Grammy e ser reconhecido com um dos maiores guitarristas da história.
E como todo e qualquer ícone do mundo da guitarra, Satriani também teve suas fontes de inspiração e, provavelmente, a maior dela foi Jimi Hendrix, considerado ídolo de muitos guitarristas mundo afora, mesmo que tecnicamente falando não se inspirem em seu trabalho, mas sim em sua atitude e influência.
No vídeo a seguir, onde é entrevistado por Bernard Doherty, Satriani conta como ouviu Hendrix pela primeira vez e comenta sobre uma composição em especial, "Third Stone From the Sun", que o marcou profundamente e que ele levou muitos anos para conseguir tocar.
"Provavelmente foi o namorado de minha irmã mais velha que me mostrou o primeiro disco que ouvi de Jimi Hendrix. Claro que coloquei pra tocar e fui ouvir inteiro, mas quando 'Third Stone From the Sun' começou eu parei, juro, eu não consegui ouvir até o fim. Foi uma catarse completa estar ali a centímetros de um pequeno toca-discos ouvindo aquela música. Antes dela acabar eu parei, respirei por alguns minutos e comecei novamente".
Em seguida, Satriani conta que teve que se aprimorar muito para conseguir tocar a música ao vivo: "Tive que ampliar minhas habilidades para encarar esta incrível e criativa obra de arte musical. Levei anos para conseguir, e a última vez que toquei foi quando estava em turnê em 2019, quando participei da turnê Experience Hendrix com Doug Pinnick e Kenny Aronoff. Foi uma oportunidade maravilhosa poder tocar da forma como Hendrix faria, coisa que ele curiosamente nunca fez ao vivo, então não há motivo para se preocupar com ele fazendo isso ao vivo".
No vídeo abaixo, Satriani toca "Third Stone From The Sun" de Jimi Hendrix durante a turnê "Experience Hendrix" em 2019.
Uma outra incrível versão ao vivo imortalizada em vídeo de "Third Stone From The Sun" é esta abaixo feita por Stevie Ray Vaughan no "El Mocambo" em 1983.
Veja também:
FONTE: Rock Celebrities
https://rockcelebrities.net/joe-satriani-says-it-took-him-years-to-get-into-jimi-hendrixs-music/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
O disco que vendeu uma barbaridade e ficou conhecido como o álbum que matou o Britpop
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Def Leppard anuncia box-set e divulga cover inédito dos Beatles
Joe Satriani: tocar Jimi Hendrix é a coisa mais perigosa que um guitarrista pode fazer
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Steve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele


