Jimi Hendrix: Sua lendária estreia na Inglaterra, segundo quem estava lá
Por André Garcia
Postado em 23 de fevereiro de 2022
Jimi Hendrix foi de anônimo a estrela do rock em Londres literalmente da noite para o dia, após fazer seu primeiro show em solo britânico, em 25 de novembro de 1966.
Ele, que até pouco tocava em bares e pequenos clubes nos Estados Unidos, foi descoberto por Chas Chandler, ex-baixista do The Animals, que logo o levou para a Inglaterra e virou seu empresário.
Usando toda sua influência, Chandler reuniu para a estreia uma plateia ilustre, formada pelos maiores figurões da cena: Eric Clapton, Pete Townshend, Mick Jagger, Jeff Beck, Brian Jones e tantos outros.
Numa apresentação arrasadora, o guitarrista partiu para a ignorância, mostrando tudo que sabia e ostentando todas as suas técnicas e truques, como um malabarista sonoro. Os espectadores ficaram de queixo caído, como eles próprios contaram posteriormente.
Jeff Beck
"No instante em que vimos Jimi, soubemos que ele seria problema. E por "nós" digo eu e Eric [Clapton], porque Jimmy [Page] não estava no dia. Eu vi ele numa de suas primeiras performances na Inglaterra, e foi simplesmente devastador. Ele usou todos os seus truques sujos — (...) deslizando de cima a baixo no braço da guitarra e fazendo um espetáculo que seria o último prego em nosso caixão."
Donovan
Eu vi ele no Bag O’Nails. Estava todo mundo lá: os Stones, os Beatles, The Who, Kinks... Chas convidou todo mundo. Ele organizou tudo. Ele me falou: "Eu arrumei um baterista de jazz e botei um guitarrista no baixo." E era simplesmente incrível. Que combinação soberba de músicos."
Marianne Faithful
"Eu fui ver ele em seu primeiro show num clube londrino chamado Bag O’Nails. Fui a primeira pessoa a chegar, depois só dos roadies e Chas Chandler. Claro que ele me viu lá, e fez o show todo para mim. Foi mágico! (...) Eu estava com Mick [Jagger] (...) se não fosse por Mick, eu teria ficado com ele. Jimi foi meu maior arrependimento."
Mick Jagger
Já Jagger relembrou a apresentação como "excitante, sexy e interessante". À Rolling Stone, ele disse ainda que Hendrix era "um cara muito gentil", mas "meio complicado".
Terry Reid
"Eu e Peter [Jay] estávamos sentados lá atrás, e eu estava meio que observando a reação das pessoas de lá. Pete Townshend estava lá, todo mundo estava lá. Pareciam recortados em cartolina. Ninguém se mexia."
Brian Jones
"Ainda conforme recorda Terry Reid, "Brian Jones veio correndo até mim e disse 'Nossa, Terry... está uma coisa horrível lá na frente do palco. Você tem que ver.' Eu perguntei o que tinha acontecido e ele respondeu ‘uma inundação’. ‘Uma inundação?’, perguntei, e ele arrematou: ‘Sim, todos os guitarristas estão chorando!’"
Eric Clapton
Clapton era um dos poucos que já conhecia Hendrix, que em outubro de 66 já havia feito uma jam com o Cream, cujos integrantes ele tinha como verdadeiros heróis. O baterista Ginger Baker quis que Clapton tocasse junto com Hendrix por via das dúvidas, então para a impressionar seus ídolos, ele puxou sua versão envenenada de "Killing Floor" [de Howlin’ Wolf].
No livro Hendrix: Setting the Record Straight, Chas Chandler falou sobre a reação do guitarrista britânico ao ver o colega americano tocar: "Clapton ficou lá parado e tirou as mãos da guitarra", declarou. "Ele abandonou o palco. (...) Eu fui para o camarim e lá estava ele procurando um fósforo para acender o cigarro."
Fontes:
https://www.loudersound.com/features/when-jimi-hendrix-came-to-london
https://faroutmagazine.co.uk/when-mick-jagger-met-jimi-hendrix/
https://faroutmagazine.co.uk/brian-jones-reaction-jimi-hendrix-first-performance-uk/
https://faroutmagazine.co.uk/brian-jones-reaction-jimi-hendrix-first-performance-uk/
https://www.loudersound.com/features/when-jimi-hendrix-came-to-london
https://www.loudersound.com/features/when-jimi-hendrix-came-to-london
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps