Rafael Bittencourt se pronuncia sobre Monark; "manifestação irresponsável"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de fevereiro de 2022
O músico brasileiro Rafael Bittencourt, guitarrista e fundador da banda Angra, se pronunciou sobre as recentes declarações do youtuber Bruno Aiub. Conhecido como "Monark", Bruno defendeu a criação de um partido nazista reconhecido pela lei na última segunda-feira (7), durante episódio do Flow Podcast.
Rafael, que é apresentador do canal Amplifica (filmado nos estúdios Flow), compartilhou um comunicado em seu perfil do Instagram nesta quarta-feira (9). Veja abaixo algumas palavras escritas pelo guitarrista, que classificou as atitudes de Monark como "repugnantes".
"Nós do Amplifica estamos consternados com a manifestação irresponsável do Monark sobre os limites da liberdade de expressão, o que nos chocou e decepcionou profundamente.
Primeiramente, que fique claro que não temos qualquer vínculo ideológico com o Monark, tampouco concordamos com o conceito de liberdade irrestrita.
Ao contrário, nossa missão é utilizar a música como instrumento de transformação cultural, em batalha pela igualdade social que este país tanto necessita, fortalecimento da cultura brasileira, valorização e união dos estilos, engrandecendo cenários valorosos que hoje se enfraquecem e sucumbem com a falta de espaço para os artistas.
Já mostramos que nossa casa está com os braços abertos para os amantes de música e artistas de qualquer gênero, credo, raça ou estilo musical para a troca de ideias e jam sessions que alegrem o público a atinjam o propósito de fortalecer nossa cena.
Existe um sentimento de revolta que precisa ser extravasado, mas rogo a todos que acompanham nosso programa, que não generalizem esta raiva prejudicando outros profissionais que não compactuam com as atitudes repugnantes do, já afastado, host [apresentador] do Flow [podcast]. A mágoa e o ódio também podem gerar injustiças. Não vamos voltar à caça às bruxas, sejamos justos com as inúmeras famílias de funcionários agora beneficiadas com a órbita de oportunidades criada pela empresa".
O comunicado completo pode ser conferido na postagem original.
Outros artistas do rock and roll e do heavy metal se pronunciaram a respeito do tema. João Gordo e Tico Santta Cruz solicitaram que suas participações no mencionado podcast fossem removidas das plataformas. Andreas Kisser também usou suas redes sociais para repudiar o posicionamento do youtuber de 31 anos.
Monark, do Flow Podcast, apoia criação de Partido Nazista
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
Andreas Kisser critica youtuber que sugeriu criação de partido nazista
Fernanda Lira faz post antifascista após podcaster defender partido nazista
João Gordo pede que podcast remova entrevista após apresentador defender partido nazista
Tico Santta Cruz critica youtuber por declarações; "liberdade de expressão tem limites"
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Bon Scott, o eterno Rocker...
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Confira resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Sepultura: Andreas Kisser comenta os primórdios da banda
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra


