Tico Santta Cruz critica youtuber por declarações; "liberdade de expressão tem limites"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de fevereiro de 2022
O youtuber Bruno Aiub, conhecido como "Monark", afirmou na última segunda-feira (7 de fevereiro), durante episódio do Flow Podcast, que deveria existir um partido nazista reconhecido pela lei. Bruno ainda disse que "...se o cara quiser ser um anti-judeu, eu acho que ele tinha o direito de ser".
As declarações repercutiram muito mal, como era de se imaginar. Muitas personalidades se posicionaram contra a de Bruno, que foi desligado do programa na terça-feira (8).
O músico Tico Santta Cruz, vocalista da banda Detonautas Roque Clube, se expressou através de seu perfil no Twitter e exigiu que sua participação no Flow Podcast fosse retirada do ar.
"Após o apoio de Monark a criação de um partido nazista, venho a público pedir que meu episódio no Flow Podcast seja retirado do ar IMEDIATAMENTE. Estou deixando de seguir ambos e lamento que cheguemos a um tempo onde o óbvio precisa ser explicado todo dia! FIM", escreveu Tico em sua postagem inicial.
Em outro tweet, o músico fez questão de afirmar que não estava "cancelando" o youtuber pelas suas falas. "Fiz pontes para que os erros cometidos, fossem transformados em oportunidades para [que] pessoas prejudicadas pelas falas do Monark tivessem suas vozes ouvidas! Não vou expor as pessoas e os prints! Mas eles sabem que tentei colaborar! Não estou cancelando ninguém! Passou dos limites".
Tico disse que tentou colaborar com o mencionado podcast em outras oportunidades que "Monark" se complicou por suas falas. Porém, a paciência do artista parece que acabou. "Por achar que o Flow Podcast tinha um papel importante, tentei colaborar com a produção em todas as vezes que o Monark falou atrocidades! Tenho TODOS os prints dos meus diálogos com eles. Indiquei participantes, corri atrás dos participantes".
"A gente só melhora quando está realmente aberto a aprender! E pelo visto, todos os erros anteriores não foram suficientes para o Monark entender que liberdade de expressão tem limites! Agora acabou a conversa!", finalizou.
Até o momento da publicação desta nota, o episódio que conta com a participação de Tico (#379) ainda estava disponível no Youtube.
João Gordo, vocalista da banda Ratos de Porão também solicitou que sua participação no programa fosse retirada do ar. Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, também criticou a atitude de "Monark".
Monark, do Flow Podcast, apoia criação de Partido Nazista
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps