Estudo diz que expor cachorros ao heavy metal traz "efeito prejudicial" no bem-estar
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de março de 2022
Um estudo conduzido pela doutora Débora Wells, psicóloga PhD em bem-estar de cães de canil, concluiu que expor cachorros ao heavy metal traz "efeitos prejudiciais" ao bem-estar canino.
Para realizar o estudo, a pesquisadora, que também atua como professora em uma universidade na Irlanda, expôs 50 cachorros a cinco diferentes tipos de sons: conversa humana, música clássica, heavy metal, pop e silêncio como "música" de controle – durante 4 horas, com intervalo de um dia entre as condições. Como noticiou o portal Casa e Jardim, do Globo, o estudo de Débora mostrou que o metal pode ser prejudicial.
"Notamos que a música heavy metal causou aumento da reatividade em cães de canil, resultando em maior latido e mais tempo ativo gasto. Os efeitos exatos, no entanto, provavelmente dependem de uma interação complexa de variáveis, como ambiente, diferenças individuais, idade e antecedentes do animal, entre outros. Nosso trabalho mostrou que alguns tipos de estimulação auditiva (principalmente heavy metal) podem realmente ter um efeito prejudicial no bem-estar canino. A música clássica, no entanto, parece ser benéfica para o estado psicológico dos cães, promovendo comportamentos sugestivos de relaxamento", disse.
Por outro lado, ouvir música clássica pode ser bom para os cachorrinhos, pois pode estimular a liberação de substâncias relacionadas ao bem-estar. "Parece mais provável que a música clássica tenha um verdadeiro efeito de enriquecimento, talvez resultando na liberação de substâncias químicas ou hormônios do bem-estar", concluiu.
FONTE: Revista Casa e Jardim
https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Saude/noticia/2022/03/rihanna-nao-cachorros-preferem-ouvir-vivaldi.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps