Ronnie James Dio: as dez músicas favoritas do saudoso vocalista
Por Bruce William
Postado em 01 de março de 2022
Em abril de 2009, Ronnie James Dio montou uma playlist com dez de suas músicas favoritas, e fez alguns comentários sobre elas. "Elas foram escolhidas por eu simplesmente gostar delas, não por terem algum tipo de significado oculto pra mim. Apenas acho que são grandes canções", explicou Dio.
"She's Got Balls" do AC/DC
"Adoro o AC/DC. Era com o Bon Scott, e eu adoro Bon; conheci ele, sinto muita falta. E eu gosto desta música pelo título".
"Purple Haze" do Jimi Hendrix
"Uma das maiores canções feitas por um dos maiores músicos que já houve, que mostrou para muitos como e porque tocar. Acho que foi a primeira música dele que eu ouvi - se não foi ela foi 'Hey Joe'".
"Spoonman", do Soundgarden
"Considero Chris Cornell um grande cantor, e esses caras sempre escrevem muito bem - digo, adorei o que ele fez com o Audioslave e o que vêm fazendo desde então. Mas eu acho que 'Spoonman' é uma grande música e um tanto quanto diferente do resto do álbum (o "Superunkown", de 1994)".
"A Day in the Life", dos Beatles
"Vou escolher 'A Day in the Life' de minha banda favorita de sempre, The Beatles. Tem muita emoção envolvida nela. A nota do piano ao final que se estende por dez minutos é tão incomum, mas nos leva para lugares onde acho que ninguém esteve antes. Pra mim é uma das melhores canções jamais escritas. Lembro de estar dirigindo quando ouvi pela primeira vez, e eu tive que parar o carro no acostamento, fiquei atordoado, não conseguia acreditar no que ouvia, não conseguia mais dirigir ouvindo aquela música. Sempre será minha canção favorita e os Beatles sempre serão minha banda favorita".
"Heaven and Hell" do Black Sabbath
"Penso que é uma grande música, sempre adorei ela, e só por eu estar ligado a ela não me impede de achar que é uma grande canção. Há uma geração de pessoas que se lembram do Sabbath com Ozzy, Tony, Bill e Geez, e ela é a trilha sonora da geração que não conviveu com o Sabbath no começo mas passou a apreciar a banda desde então".
"Nostradamus" do Judas Priest
"Fiquei muito feliz deles terem retornado. Havia muito tempo que eles não faziam nada que me impactasse, mas eles conseguiram com o 'Nostradamus'. É difícil fazer um álbum conceitual que funcione. Eles são grandes amigos, e esta é uma canção muito legal".
"Smoke on the Water" do Deep Purple
"Uma das grandes músicas de todos os tempos. Sim, estive com Ritchie Blackmore por bastante tempo, e todos os caras do Purple são meus amigos há 35 anos. Esta música foi produzida por Roger Glover e Ian Paice, baixista e baterista da banda. Ritchie compôs um riff que todos podemos tocar, é simples e ao mesmo tempo magnífico. Pra mim é uma das canções mais clássicas de todos os tempos, e quando a ouço eu relembro daqueles tempos, ela é importante para mim".
"Enter Sandman" do Metallica
"(O Black Album) foi um grande disco, e esta música em especial é fantástica. Esperava que eles fossem explorar outra coisa quando ouvi esta música e me surpreendi. É muito bem tocada, uma música perfeita na hora perfeita. Todos esperavam algo diferente - ou talvez esperassem o mesmo de sempre - e o Metallica trouxe algo muito, muito diferente, e é uma grande canção".
"Born to be Wild" do Steppenwolf
"Adoro esta música, pois foi a primeira vez que as palavras 'heavy metal' foram ditas numa música. E é uma grande canção, compete com qualquer música que você ouve hoje em dia. É o hino de sua geração, e ainda hoje soa muito bem.
"War Pigs" do Black Sabbath
"Outra música que você não fazia ideia onde iria chegar. Foi tão bem composta e executada, de maneira diferente, fora do comum. Se tornou uma música padrão para a banda, sempre estará ali junto de 'Paranoid' e 'Iron Man', são músicas que parecem ligadas umas às outras. É um protesto contra pessoas que fazem guerras, a letra é do Geezer (Butler), o título é estranho, né? Mas você junta as duas palavras e se torna algo inteligente, faz sentido. Musicalmente foi muito bem escrita e tocada".
FONTE: Rhapsody Blog
http://blog.rhapsody.com/2009/04/dios-playlist.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Baterista explica o que fez o Winger agendar novos shows em 2026
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"


O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
O hit oitentista que Ronnie James Dio teria usado para escrever "Holy Diver"
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
Ozzy Osbourne explica porque nunca ouviu os discos do Black Sabbath com Ronnie James Dio


