A opinião de Eric Clapton sobre o blues que Eddie Van Halen e Brian May dedicaram a ele
Por André Garcia
Postado em 03 de abril de 2022
Em 1983, o Queen vinha do decepcionante álbum "Hotspace", que repleto de sintetizadores, deixava a guitarra em segundo plano. Foi nesse cenário que seu icônico guitarrista, Brian May, insatisfeito, decidiu buscar novos ares fora da banda. Dessa forma, ele formou o Brian May + Friends, que lançou apenas o mini-álbum "Star Fleet Project".
O projeto incluiu um convidado para lá de ilustre, o então já um astro das seis cordas Eddie Van Halen. A dupla dividiu a faixa "Blues Breaker", dedicada a um de seus ídolos em comum: Eric Clapton.
Eles estavam tão orgulhosos que enviaram o disco para o Slowhand, ansiosos por sua opinião. A resposta, no entanto, não deve ter agradado nem um pouco a eles, já que "horrível" foi como o ex-guitarrista do Cream definiu o que ouviu.
Conforme publicado pelo site loksewatips.com, em entrevista em 1986 Eric Clapton declarou: "O primeiro lado era uma coisa tipo fusion, algo muito interessante, ótimo de ouvir. O outro foi um improviso de blues, que foi tão horrível... Eles ainda dedicaram a mim. Me enviaram uma cópia, que botei para tocar esperando outra coisa, e fiquei quase ofendido por terem me mandado aquilo. Eles dois não sabem o que tocar! Eles se revezam fazendo solos, e simplesmente foram com tudo naquilo, ostentando tudo que sabem fazer. E não há dinâmica, construção, não há sensibilidade. Eu fiquei muito decepcionado."
Gravado nos dias 21 e 22 de abril de 1983, "Star Fleet Project" foi lançado em outubro do mesmo ano contendo três faixas: "Star Fleet", "Let Me Out" e a famigerada homenagem "Blues Breaker".
Além de Brian May (guitarra e vocal) e Eddie Van Halen (guitarra e backing vocals), participaram Alan Gratzer (bateria), Phil Chen (baixo) e Fred Mandel (teclados). Participou também Roger Taylor, baterista do Queen, mas esse apenas nos backing vocals de "Star Fleet".
O resultado você pode conferir no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida


A banda que Eric Clapton sabia que não precisava de um guitarrista como ele
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
Quando Eric Clapton viu pela TV o que era ser um verdadeiro músico de verdade
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Os músicos que Eric Clapton continua ouvindo para nunca esquecer o que realmente importa
A banda que Eric Clapton não compreendia, e queria tocar com eles pra ver como funcionava
Eric Clapton: Conheça o guitarrista que ele chamou de "o melhor do mundo"
O jovem de 22 anos que morreria cedo e impressionou Eric Clapton; "Quem é esse guitarrista?"


