Rafael Bittencourt e Monark debatem sobre limites da liberdade de expressão
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de maio de 2022
O compositor Rafael Bittencourt, do Angra, participou do podcast do apresentador Monark. Na ocasião, a dupla debateu sobre os limites da liberdade de expressão e as diferenças de como isso é visto no Brasil e nos EUA.
De acordo com Monark, é muito difícil você impedir que todas as pessoas do mundo se ofendam com sua fala e por isso não deveria ter um limite sobre a liberdade de expressão.
"É difícil você não poder desrespeitar as pessoas através de sua fala, porque às vezes você pode falar uma coisa e se você colocar 7 bilhões de pessoas numa sala para ouvir, certeza que vai desrespeitar alguém. Impedir que se desrespeite alguém por meio da fala é impossível. É colocar um filtro muito nada a ver para a liberdade de expressão. Se você falar que não acredita em deus, vai ofender muitas pessoas. Você não pode falar que não acredita em deus? Acho que até as coisas mais repreensíveis têm direito de serem ditas. Se o cara tem uma opinião de bosta, prefiro que ele diga do que isso ser reprimido. Esse lance de apologia é algo tênue. O que falei no episódio fatídico, muitos me acusaram de apologia. Mas não foi isso! Não é apologia", disse.
Já para Rafael Bittencourt, o assunto é polêmico e existem sim temas como pedofilia e bater em mulher que não devem ser incentivados na sociedade.
"Obviamente, você não pode ferir ninguém, nem desrespeitar. Isso está muito certo. Temos coisas que ofendem demais e é notório isso. Aí é melhor evitar, porque ofende demais. Isso é o que é ensinado hoje em dia. Eu concordo com isso. Existem opiniões extremas. O humorista é humorista. Se ele ofender alguém na plateia, ok, mas vamos ver até onde ele ofendeu. Opinião extrema como fazer apologia à pedofilia ou bater mulher, não pode. Estamos lutando para que esse comportamento seja eliminado do mundo. Nos EUA, aquilo que você pronunciou no episódio, não ia dar em nada. Aqui, sendo o Brasil, estamos beirando um assunto delicado. Estamos no limite da ética e da Lei. Minha visão é que para a maioria das pessoas ficou muito evidente que no seu episódio foi um grande erro de comunicação e não uma opinião sua a favor de nada", concluiu.
Confira o episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Baixista conta como cantora brasileira se tornou vocalista do Battle Beast
Mr. Big anuncia reedição de 30 anos do álbum "Hey Man"
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
"Enter Sandman", do Metallica, completa 800 semanas em parada britânica
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rafael Bittencourt diz que estava se reaproximando de Andre Matos antes da morte do vocalista
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire


Rafael Bittencourt, do Angra, diz que "Holy Land" o transformou
"Ninguém do Angra precisa de uma reunião para ter dinheiro", afirma Edu Falaschi
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt


