Rafael Bittencourt e Monark debatem sobre limites da liberdade de expressão
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de maio de 2022
O compositor Rafael Bittencourt, do Angra, participou do podcast do apresentador Monark. Na ocasião, a dupla debateu sobre os limites da liberdade de expressão e as diferenças de como isso é visto no Brasil e nos EUA.
De acordo com Monark, é muito difícil você impedir que todas as pessoas do mundo se ofendam com sua fala e por isso não deveria ter um limite sobre a liberdade de expressão.
"É difícil você não poder desrespeitar as pessoas através de sua fala, porque às vezes você pode falar uma coisa e se você colocar 7 bilhões de pessoas numa sala para ouvir, certeza que vai desrespeitar alguém. Impedir que se desrespeite alguém por meio da fala é impossível. É colocar um filtro muito nada a ver para a liberdade de expressão. Se você falar que não acredita em deus, vai ofender muitas pessoas. Você não pode falar que não acredita em deus? Acho que até as coisas mais repreensíveis têm direito de serem ditas. Se o cara tem uma opinião de bosta, prefiro que ele diga do que isso ser reprimido. Esse lance de apologia é algo tênue. O que falei no episódio fatídico, muitos me acusaram de apologia. Mas não foi isso! Não é apologia", disse.
Já para Rafael Bittencourt, o assunto é polêmico e existem sim temas como pedofilia e bater em mulher que não devem ser incentivados na sociedade.
"Obviamente, você não pode ferir ninguém, nem desrespeitar. Isso está muito certo. Temos coisas que ofendem demais e é notório isso. Aí é melhor evitar, porque ofende demais. Isso é o que é ensinado hoje em dia. Eu concordo com isso. Existem opiniões extremas. O humorista é humorista. Se ele ofender alguém na plateia, ok, mas vamos ver até onde ele ofendeu. Opinião extrema como fazer apologia à pedofilia ou bater mulher, não pode. Estamos lutando para que esse comportamento seja eliminado do mundo. Nos EUA, aquilo que você pronunciou no episódio, não ia dar em nada. Aqui, sendo o Brasil, estamos beirando um assunto delicado. Estamos no limite da ética e da Lei. Minha visão é que para a maioria das pessoas ficou muito evidente que no seu episódio foi um grande erro de comunicação e não uma opinião sua a favor de nada", concluiu.
Confira o episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps