A opinião de Rick Bonadio sobre músicas que viralizam com dancinha no Tik Tok
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de junho de 2022
O produtor Rick Bonadio é uma das grandes lendas da profissão no Brasil e já trabalhou com artistas consagrados como Mamonas Assassinas, NX Zero, Charlie Brown Jr., Ultraje a Rigor, Titãs e Fresno. Mas qual seria sua visão sobre artistas que se consagram após viralizar com uma música nas dancinhas da rede social Tik Tok?
Em entrevista concedida ao podcast Inteligência Ltda, Rick Bonadio explicou que existe sim uma pressão por parte das grandes gravadoras para atuar com artistas que vão dar retorno financeiro e que ser um viral no Tik Tok pode sim chamar atenção dos grandes players do mercado.
"Não é verdade que as gravadoras estejam condicionando gravar um disco só se viralizar algo no Tik Tok. Isso é distorcido. O que existe é que as gravadoras multinacionais com orçamentos que pressionam executivos fazem qualquer coisa. Eles precisam contratar artistas que vendem. Eu não, entendeu? Tenho meu catálogo estabelecido e faço artistas que acho que devo. Se você vai trabalhar em multinacional, como tenho propostas, digo não acho legal e por isso não vou. Eles querem que você chame de gênio quem não considero um grande artista. Aí você tem que fazer o jogo. Não critico, mas prefiro não jogar", disse.
O grande problema, na visão de Rick Bonadio, é que ao condicionar o investimento em um artista apenas ao fato de ele ter uma música viral no Tik Tok pode fazer com que o foco seja na dancinha e não na música em si e isso pode ser prejudicial para o artista.
"Nenhuma música boa de verdade acontece em plataformas como Tik Tok e YouTube. Se o cara não tiver um repertório bom, vai ficar só nessa. Quantas músicas já viralizaram e nem sabemos quem é o artista que canta? O que adianta isso? Outro dia, vi uma coisa que fiquei bolado. Um produtor de grande sucesso postou uma música do Jovem Dionísio e colocou a hashtag com o nome da música, que é ‘Acorda Pedrinho’ e ele não marcou os caras. Poxa, era só marcar os caras! Mas não marcou. Está vendo como isso contamina a nova geração de produtores? Eles estão aprendendo a não dar valor para o artista de verdade. Essa música tem que ser a ‘Anna Júlia’ deles, que chama para mostrar que não é só isso. O pessoal só quer saber da trend. Graças a isso nossa música está ficando ruim. Estão valorizando demais o ‘viralizou’. Música não viraliza. Aqui só sobrevive quem viraliza. Estou remando contra a maré e lançando músicas boas e não quem viraliza. Hoje, tem muita música. O cara compra um computador e acha que já virou produtor. Perdeu a magia, temos que entender que a música hoje não é o entretenimento e sim parte dele. Não existe o cara que para e escuta a música. Ele ouve nos vídeos o Tik Tok. Na minha gravadora, a taxa de retenção é a seguinte, ninguém ouve mais do que 1,5 minuto de música", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

O grande nome do Rock que recusou chance de tocar no Woodstock; "Não gosto de hippies"
Marcelo Nova refuta declarações de Humberto Gessinger e imagem comprova o que ele diz
Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
Lemmy: "as pessoas se tornam melhores quando morrem"


