O clássico de Raul Seixas acusado de plágio que Paulo mudou letra para evitar censura
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de agosto de 2022
A música "Tente Outra Vez" é uma das mais famosas da trajetória de Raul Seixas. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore comentou algumas curiosidades sobre o hit.
Influência de Alester Crowley
"Essa música marca a entrada de Marcelo Mota na vida de Raul Seixas. A letra é uma parceria da dupla e também de Paulo Coelho. O Marcelo entra um importante divulgador da obra de Alester Crowley. Ele era um cara proeminente nas sociedades esotéricas. O Raul e o Paulo participaram dessas sociedades e foram aprendizes dele".
Paulo Coelho mudou a letra
"O Paulo Coelho deu uma amenizada nessa letra, que antes fazia muitas referências a esses conceitos mais do ocultismo. O Paulo estava com trauma por causa da prisão, exílio e tortura, e não queria chamar atenção da censura. Ele alterou umas passagens, tipo ‘Tenha fé em Deus, Tenha fé na vida’, que antes era ‘Tenha fé em você’, mas foi considerado pelo Paulo como muito individualista. No manuscrito original, podemos ver versos como ‘Olhe, levante essa montanha de derrotas. Olha embaixo e vê se você nota como tudo começou’".
A referência à crise do petróleo
"Eles também falam sobre a situação do país e do mundo que era difícil por causa da crise do petróleo. O barril triplicou de preço, inclusive o Brasil sofreu. O Paulo Coelho também já declarou que essa música nasceu mesmo que a relação com Raul já estivesse ruim".
Acusação de plágio
"Essa música já tem uma acusação de plágio curiosa. Um contador aposentado chamado Luciano diz que em maio de 1975 ele saiu do trabalho e resolveu bater no apartamento do Raul Seixas. A história é que ele foi recebido pelo Raul e queria mostrar composições. Uma delas se chamava ‘Felicidade Vem Depois’. Ele disse que o Raul então começou a rabiscar ‘Tente Outra Vez’. Ele já perdeu três processos na justiça".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps