O clássico de Raul Seixas acusado de plágio que Paulo mudou letra para evitar censura
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de agosto de 2022
A música "Tente Outra Vez" é uma das mais famosas da trajetória de Raul Seixas. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore comentou algumas curiosidades sobre o hit.
Influência de Alester Crowley
"Essa música marca a entrada de Marcelo Mota na vida de Raul Seixas. A letra é uma parceria da dupla e também de Paulo Coelho. O Marcelo entra um importante divulgador da obra de Alester Crowley. Ele era um cara proeminente nas sociedades esotéricas. O Raul e o Paulo participaram dessas sociedades e foram aprendizes dele".
Paulo Coelho mudou a letra
"O Paulo Coelho deu uma amenizada nessa letra, que antes fazia muitas referências a esses conceitos mais do ocultismo. O Paulo estava com trauma por causa da prisão, exílio e tortura, e não queria chamar atenção da censura. Ele alterou umas passagens, tipo ‘Tenha fé em Deus, Tenha fé na vida’, que antes era ‘Tenha fé em você’, mas foi considerado pelo Paulo como muito individualista. No manuscrito original, podemos ver versos como ‘Olhe, levante essa montanha de derrotas. Olha embaixo e vê se você nota como tudo começou’".

A referência à crise do petróleo
"Eles também falam sobre a situação do país e do mundo que era difícil por causa da crise do petróleo. O barril triplicou de preço, inclusive o Brasil sofreu. O Paulo Coelho também já declarou que essa música nasceu mesmo que a relação com Raul já estivesse ruim".
Acusação de plágio
"Essa música já tem uma acusação de plágio curiosa. Um contador aposentado chamado Luciano diz que em maio de 1975 ele saiu do trabalho e resolveu bater no apartamento do Raul Seixas. A história é que ele foi recebido pelo Raul e queria mostrar composições. Uma delas se chamava ‘Felicidade Vem Depois’. Ele disse que o Raul então começou a rabiscar ‘Tente Outra Vez’. Ele já perdeu três processos na justiça".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente


