A inteligente metáfora do "Tigre e Borboleta" que estará presente em nova música do Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de setembro de 2022
O novo álbum do Angra está sendo composto nesse exato momento e deve ser concluído até o final do ano. Em entrevista no podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, Marcelo Barbosa comentou sobre livro que leu que traz a alegoria do "Tigre e da Borboleta".
"Eu li um livro que fala sobre a metáfora do Tigre e da Borboleta. Tem um trecho que ele fala sobre aquela coisa de reclamar menos. Que sua vida será transformada se você reclamar menos. É uma coisa meio manjada, mas sempre acreditei nisso. Nunca tinha parado para pensar no motivo de isso acontecer. Por que reclamamos tanto? No livro, ele explica que o cérebro humano evoluiu de forma que reclamar é algo natural para nós. Na Antiguidade, quando precisávamos nos preocupar em sobreviver na selva, era mais importante olhar um gato grande com presas e unhas e saber que aquele bicho pode te matar, do que observar uma borboleta e contemplar a beleza dela. Isso não te salvaria. É mais importante estar atento ao perigo. Se você olhar a teoria da evolução, quem ficava olhando a borboleta morreu! [risos]. Essa tendência de focar no que é ruim mesmo tendo coisas boas para olhar é coisa que a humanidade tem. O livro chama ‘Chasing Excellence’. Não foi lançado em português", disse.
Rafael Bittencourt disse, então, que adorou a história e que essa metáfora estará presente em uma nova música do Angra.
"Achei legal esse argumento porque é uma lógica científica. Não é só falar para não reclamar. E tem essa alegoria do tigre e borboleta que usa o universo imaginário para exemplificar. Isso é a lógica de uma letra de heavy metal. Tem um argumento e o refrão ou título é uma alegoria. Uma imagem que resume aquilo de maneira simbólica. Acho que esse é um bom tema. É um spoiler aqui", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps