A inteligente metáfora do "Tigre e Borboleta" que estará presente em nova música do Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de setembro de 2022
O novo álbum do Angra está sendo composto nesse exato momento e deve ser concluído até o final do ano. Em entrevista no podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, Marcelo Barbosa comentou sobre livro que leu que traz a alegoria do "Tigre e da Borboleta".
Angra - Mais Novidades
"Eu li um livro que fala sobre a metáfora do Tigre e da Borboleta. Tem um trecho que ele fala sobre aquela coisa de reclamar menos. Que sua vida será transformada se você reclamar menos. É uma coisa meio manjada, mas sempre acreditei nisso. Nunca tinha parado para pensar no motivo de isso acontecer. Por que reclamamos tanto? No livro, ele explica que o cérebro humano evoluiu de forma que reclamar é algo natural para nós. Na Antiguidade, quando precisávamos nos preocupar em sobreviver na selva, era mais importante olhar um gato grande com presas e unhas e saber que aquele bicho pode te matar, do que observar uma borboleta e contemplar a beleza dela. Isso não te salvaria. É mais importante estar atento ao perigo. Se você olhar a teoria da evolução, quem ficava olhando a borboleta morreu! [risos]. Essa tendência de focar no que é ruim mesmo tendo coisas boas para olhar é coisa que a humanidade tem. O livro chama ‘Chasing Excellence’. Não foi lançado em português", disse.
Rafael Bittencourt disse, então, que adorou a história e que essa metáfora estará presente em uma nova música do Angra.
"Achei legal esse argumento porque é uma lógica científica. Não é só falar para não reclamar. E tem essa alegoria do tigre e borboleta que usa o universo imaginário para exemplificar. Isso é a lógica de uma letra de heavy metal. Tem um argumento e o refrão ou título é uma alegoria. Uma imagem que resume aquilo de maneira simbólica. Acho que esse é um bom tema. É um spoiler aqui", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Os roqueiros que seguiram na estrada mesmo quando o corpo pedia para parar
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
Histórico Cine Lido vira casa de shows em julho de 2026
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
"Não tema a morte"; a música sombria que alçou uma banda ao topo da carreira
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson


Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
Teoria aponta que hiato do Angra pode ter sido estratégia para impulsionar show no Bangers
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
As músicas favoritas de Alírio Netto de cada fase do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
O guitarrista "lento" que o inocente Marcelo Barbosa achava que era fácil de tocar
O dia que Ozzy Osbourne perguntou se Rafael Bittencourt estava chapado


