"Puro Veneno em Pessoa" é o segundo álbum da banda Tracajazz
Por Sarah Martins
Fonte: Assessoria Bianco
Postado em 10 de setembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Após 7 meses de processo, entre ensaios seguidos e composições, Tracajazz grava o álbum de inéditas "Puro Veneno em Pessoa". São 8 canções, que, de um modo geral, reagem ao sistema incivilizatório, também violento, que se impõe sob vários disfarces e propõem a pílula do despertar. "Fizemos um disco que fosse uma explosão, uma reação desordenada. Uma resposta aos que tentam colocar o povo dentro de suas caixinhas, cada vez mais apertadas. Não cabe mais. Explodiu!". O projeto é lançado sob o selo do Mato Records.
Tracajazz é um trio formado por Christian Euzébio (violão, guitarra e voz), Maurício Scaramal (contrabaixo, eletrônicos e voz) e Guilherme Azzi (bateria, eletrônicos e voz). Em 2019, quando lançaram o primeiro trabalho, o "Zero Um", a sonoridade da banda era guiada principalmente pelo violão e, agora, em "Puro Veneno em Pessoa", a guitarra assume o protagonismo - uma escolha do grupo: "No primeiro trabalho, por conta do violão, o disco ficou meio desfalcado de corpo, de intensidade, o analógico e o digital não conversaram muito bem. Nesse segundo, a coisa mudou. O som chegou onde o Tracajazz estava desde o princípio. Isso é normal, leva tempo mesmo. Pra amadurecer não tem atalho. Esse disco tem mais camadas: todos os integrantes têm seus instrumentos eletrônicos como loop station, MPC, controlador MIDI, pedais de efeitos. Isso cria a sensação de uma banda muito maior do que um trio. E tudo isso não é viagem de estúdio! A banda executa essas músicas com todas essas camadas ao vivo". A produção e mixagem é assinada por Renato Cortez e a masterização por Fernando Sanches.
O trabalho é como uma continuação do primeiro, um deságue de ideias guardadas há um tempo. Antes das gravações, o trio se encontrava 3 dias por semana durante 7 meses na casa de Guilherme Azzi para ensaiar e desenvolver as composições. Foram 6 dias de imersão no Mato Records para a gravação, estúdio rural localizado numa fazenda em Carmo de Minas, sul de Minas Gerais. Christian revela que sempre foi um desejo da banda estar lá e, estando tudo ensaiado, puderam aproveitar o momento e se soltar na execução, sem inseguranças.
"Peçonhentos" é o nome da música de onde é extraído o título do álbum. Assim, questiona a canção: "Ontem eu pensei que sonhei com peçonhentos / Era a realidade / Realidade em peçonha / Puro veneno em pessoa / Tira o escorpião do bolso, incompetente / Seu Carrapato, Sr. Sanguessuga / Quem é o repelente?". Os bichos, contam os integrantes da banda, são referências imediatas aos governantes e patrocinadores da cultura de incivilização que se insinua nas tramas políticas. O disco todo conversa com esse tema: falando da dor em ser moído e em resistir, do desespero, da mídia ilusionista, da urgência de mudança… Enfim, se tudo está desordenado, por que não estariam os discursos nessa obra? As composições são assinadas pelos três integrantes conjuntamente. "É um processo muito coletivo. Apesar das ideias serem trazidas individualmente, o que se construiu nos ensaios é muito mais importante para identidade da música. Todos dão pitacos em tudo e numa boa. Todos se escutam. Essa é uma das virtudes da banda. Todos se respeitam muito musicalmente. "
Vito-AFirma assina a capa (e praticamente toda a concepção gráfica da banda). Na imagem, centenas de animais peçonhentos formam o rosto de uma pessoa, que injeta uma substância desconhecida pelos fones de ouvido. Veneno ou remédio? É sob essas forças que "Puro Veneno em Pessoa" age.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire


Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz
Pela 1ª vez, Aquiles Priester conta em detalhes como e por que foi demitido do Angra
Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
As regras do Prog Metal
Stratovarius: em turnê pelo Brasil, guitarrista reclama da cerveja local


