Cream: Eric Clapton revela significado dos títulos "Disraeli Gears" e "SWLABR"
Por André Garcia
Postado em 10 de novembro de 2022
Conforme resgatado pelo canal Yesterday's Papers no YouTube, pouco após o lançamento de "Disraeli Gears, Eric Clapton falou sobre ele para o jornal Record Mirror, e ao comentar "SWLABR", relevou o significado de seu título.
Eric Clapton - Mais Novidades
"She Was Like A Bearded Rainbow [ela era como um arco-íris barbado, em livre tradução] era o título completo. Tem uma [letra] típica de Pete Brown, e Jack compôs a música. Essa ia ser originalmente lançada como um single."
Meses depois, em entrevista para o jornal musical Melody Maker, o Slow Hand contou de onde eles tiraram o título de seu segundo álbum, "Disraeli Gears":
"O título veio de um trocadilho que nosso road manager fez quando estávamos conversando sobre corridas de bicicleta. Você conhece uma bicicleta de corrida? Elas tem marchas chamadas derailleur gears. Nosso manager estava fingindo entender tudo do assunto, mas chamou [as marchas] de disraeli gears. Nós achamos que soava bem, e colocamos no título."
"Disraeli Gears" foi um grande sucesso de vendas e crítica, superando seu antecessor, o debut "Fresh Cream" (1966).
Cream
Ginger Baker, Jack Bruce e Eric Clapton, que já tinham passagem por bandas como Yardbirds, John Mayall & The Bluesbreakers e Graham Bond Organisation, se cansaram de tocar em bandas dos outros. Com a formação do Cream, eles decidiram que era hora de se tornarem protagonistas de sua própria história.
Misturando blues, rock pesado e psicodelia, serviu de inspiração para nomes como Jimi Hendrix e influenciou a santíssima trindade do heavy metal: Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Embora tenha durado apenas dois anos e lançado apenas três álbuns, vendeu mais de 15 milhões de cópias, sendo "Wheels of Fire" (1968) o primeiro álbum duplo a chegar a disco de platina.
Em 1993, o Cream se reuniu especialmente para sua cerimônia de introdução ao Rock and Roll Hall of Fame. A pedido de Clapton, em 2005 o trio se reuniu pela última vez para uma série de apresentações no mesmo lugar onde eles se despediram, o Royal Albert Hall.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025


O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
A banda com a qual Phil Collins disse estar "no céu" ao trabalhar
O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
O álbum de estreia que Clapton considera dos maiores de todos os tempos; "roubou o show"
Eric Clapton sobre um guitarrista de jazz que inveja: "Ele é um gênio!"


