Como Beatles foi responsável direto pela criação da tomografia computadorizada
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de dezembro de 2022
O fenômeno dos Beatles começou na Inglaterra e rapidamente se espalhou para todo o mundo a partir do começo da década de 1960. O que pouca gente sabe, entretanto, é que esse sucesso avassalador contribuiu para a criação de uma das tecnologias mais importantes da medicina moderna.
Como relatou o site Ultimate Guitar, a Sony comprou a EMI – sigla que significa "Electric and Music Industries" (Indústria Musical e Elétrica, em tradução livre). Como o nome entrega, a empresa trabalhava tanto com a parte de aparelhos eletrônicos quanto no mundo da música.
O que acontece é que o dinheiro que retornava do departamento de eletrônicos era baixo e o setor estava para ser fechado. Quando os Beatles estouraram, a realidade mudou e a grana começou a entrar por parte do braço musical da companhia.
Isso possibilitou que a Sony/EMI contratasse o pesquisador Godfrey Hounsfield, que recebeu carta branca para trabalhar e desenvolver ideias para equipamentos médicos. Ele teve a ideia de juntar a tecnologia do raio x com os computadores e acabou desenvolvendo a máquina de tomografia computadorizada eventualmente. Todo esse progresso só foi possível por causa do dinheiro que veio dos Beatles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps