Como vai o rock metal baiano?
Por Rodrigo Lamore
Postado em 04 de janeiro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Nem só de axé, pagodão e pisadinha vive a Bahia. Nem na capital e nem no interior. Em todo o estado, diversas bandas de rock e heavy metal compõem a cena, que ainda permanece no underground, porém possuem milhares de fãs, tanto dentro quanto fora do território baiano, inclusive, algumas bandas tocando no exterior, em grandes e médios festivais, com também fãs lá de fora. Bandas de hard rock, heavy metal, black, death/trash, com letras e sonoridades que os colocam no mesmo patamar das bandas gringas consagradas mundialmente. Algumas bandas mais jovens, outras mais tradicionais, algumas oriundas do interior (Feira de Santana, Guanambi, Caetité, Poções) e também da capital Salvador; se alguém perguntar pra qualquer headbanger de qualquer parte do país, que conhece a cena brasileira do metal, se ele conhece alguma banda baiana desse gênero, ele irá responder no mínimo duas ou três bandas facilmente.
Das bandas que são geralmente as mais citadas atualmente, como as maiores da Bahia do gênero metal, estão a Headhunter DC e Malefactor; porém ao ouvir as outras bandas que são menos conhecidas, novas ou antigas, é possível ouvir também o alto nível de qualidade dos seus trabalhos, que faz com que todas as bandas, independente do quanto famosas são, sejam respeitadas de forma igualitária, graças ao afinco em construir excelentes obras musicais e até mesmo visuais das capas dos discos e singles, físicos ou digitais que são periodicamente lançados, além dos shows ao vivo, para a alegria dos seus seguidores. Se for levado em conta tanto a disciplina dos fãs de heavy metal em acompanhar, comprar e apoiar as bandas, e unir isso ao fato desses fãs serem de uma região do país onde praticamente não existe nenhum apoio financeiro ao movimento, podemos chegar a conclusão que a Bahia é um dos grandes redutos do metal nacional.
Para exemplificar o quão importante é, o maior estado no Nordeste, no quesito rock/metal, podemos citar, por exemplo, o festival realizado recentemente, e que já faz parte dos diversos festivais tradicionais, reunindo diversas bandas do estado e de fora: DopeSmoke.
Criado em 2018, o festival DopeSmoke já teve a presença de bandas como Ratos de Porão, Brujeria, além de diversas bandas baianas. A última edição de 2021 tinha sido on-line por conta da pandemia, mas a mais nova edição de 2022 voltou a ser presencial, nesse início de novembro.
Além desse, o estado também conta com outros grandes festivais de metal, como por exemplo: Festival Suíça Bahiana, Festival Bahia Underground, além de festivais mais antigos que deram uma pausa como o Ruídos do Sertão.
Mas, é sabido também, que nos outros estados do nordeste há diversas iniciativas de grande sucesso no cenário rock metal, como é o caso de Pernambuco e Ceará, porém quando se fala da Bahia, tudo acaba se tornando especial, pelo fato desse estado ser mais conhecido no Brasil pelo axé music, e pra quem é de outras regiões, pode soar estranho o fato de haver manifestações sonoras das guitarras pesadas na terra dos atabaques, e dos shows voz e teclado dos cantores de forró.
Então, pra quem curte heavy metal e procura algo diferente das bandas tradicionais, nacionais e internacionais, mas não conhece o cenário musical pesado baiano, o conjunto da obra é longo e está disponível gratuitamente na internet pra quem quer ver e ouvir. Ou melhor ainda, pode ir pessoalmente nos shows apreciá-los e apoiá-los, e ver que a Bahia também é número 1 na música extrema.
FONTE:
https://www.bahiarock.com.br/dopesmoke-festival-2022/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck


Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado


