A diferença do papel do produtor de rock nos EUA e no Brasil, segundo Adriano Daga
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de fevereiro de 2023
Adriano Daga é produtor e engenheiro de áudio e já trabalhou com artistas como Angra, Andre Matos, Silverchair, Kiko Loureiro, Edu Falaschi, Edson e Hudson e Chitãozinho e Xororó. Além disso tudo, ele também é baterista da banda Malta, que celebra 10 anos em 2024 e promete bastante comemoração.

Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o músico contou como começou sua carreira, explicou o papel de um produtor e disse que o cenário é diferente no Brasil e nos EUA. Confira abaixo.
Como você começou no mundo da música?
"Comecei em 1992 como baterista. Eu tinha 10 anos de idade. Era época da fita demo e gravar CD era difícil. Tudo naqueles tempos era mais difícil. Sempre tive banda com meu irmão e em 1996 começamos a frequentar estúdios melhores. Gravamos algumas coisas e fizemos nosso primeiro CD demo. Inclusive, isso aconteceu no estúdio que tinha como sócio os irmãos Busic, do Dr. Sin. Nós éramos fãs já e caímos no estúdio deles. Foi uma baita experiência. Ali percebi que queria essa vida. Me interessei por produção, gravação e engenharia dentro do mundo do estúdio".
Qual o papel do produtor, engenheiro de áudio etc.?
"Realmente a galera na maioria das vezes não sabe distinguir. Nem sempre o produtor precisa ser engenheiro de áudio e vice-versa. Temos grandes nomes no mercado que fizeram discos que amamos e acontecia isso. O produtor não era engenheiro. Antes, isso era bem mais dividido. Tinha o cara específico para mixar. Nos EUA isso é mais dividido até hoje. Aqui, temos o jeitinho brasileiro [risos]. Temos que fazer tudo! Produzir, gravar, editar, mixar, masterizar! Precisamos nos virar.
Eu comecei como assistente de estúdio, então passei por todos os estágios. Desde limpar o banheiro do estúdio até começar a gravar e aprender a parte técnica. Lá na frente, comecei a descobrir o mundo da mixagem e masterização. No meio disso, fui produzindo as bandas que eu mesmo tive. Também havia bandas que iam para o estúdio e não tinham produtor. Aí, eu acabava ajudando. Eu estava todos os dias lá.
Eu acabo fazendo a produção e engenharia de áudio, porque fica mais fácil para mim visualizar como soará na parte final. Tem gente que prefere separar as coisas. O produtor muitas vezes acaba tendo a função de membro da banda, ajudando a escolher repertório. A banda tem um Norte e pede ajuda. Aí, ele dá direcionamento artístico e faz o produto empacotado do jeito certo para a prateleira. Esse é o principal papel do produtor. Mais legal ainda é quando ele consegue fazer a parte técnica ou pelo menos entenda o que está acontecendo. É interessante que ele saiba a parte da engenharia".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slipknot e Marilyn Manson se apresentarão no The Town 2027
O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Bangers Open Air 2027 revela mais três atrações internacionais
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Ricardo Confessori anuncia "Realm Breaker", álbum conceitual com grandes vozes do metal
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
A banda que deixou Joan Jett "morrendo de medo" antes de subir ao palco
Black Sabbath tentou compor disco nos anos 2000, mas não rolou
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine

A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo
Mônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Full Rock: 10 músicas desgraçadas por bandas de forró
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"


