Monolito lança novo álbum "Voice Of Rage"
Por Fernanda Meireles
Postado em 05 de fevereiro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Monolito é uma pedra única, de grandes proporções. E é seguindo essa ideia que podemos entender o objetivo dos rondonienses Wallas Ribeiro (guitarra e vocal), Gustavo Silveira (bateria) e Murilo da Silva (baixo) com a banda Monolito: produzir um som consistente e que alcance o grande público do rock n roll.
Em atividade desde 2019 e com um EP e single no histórico, a Monolito acaba de lançar um novo álbum: "Voice Of Rage". O álbum foi gravado no Estúdio RockLab, com o produtor Gustavo Vazquez.
O principal ponto de convergência entre todas as músicas do álbum é a raiva (o que explica o título do álbum). O vocalista e guitarrista da banda, Wallas Ribeiro, explica que de formas diversas, a banda aborda em tom ácido temáticas como a vaidade e o narcisismo (na faixa "In The Mirror"), a ganância e sede de poder ("Cursed Gold" e "Leaving And Dying"), a linha tênue entre lucidez e loucura ("Laugh Of Insanity" e "Hell Palace") além da fragilidade do indivíduo diante de condições como marginalidade, exclusão e abuso ("Modern Disease", "Cataclysm" e "Gods and Tombs").
Outra constante no álbum é o negativismo, que é traduzido "em um fracasso como um fim em si". De acordo com o baterista da banda, Gustavo Silveira, a atmosfera que o conjunto das letras criou resume o conceito proposto para a arte do álbum, assinada pelo ilustrador Cristiano Suarez (@cristianossuarez), retratando um ambiente de desolação, apocalíptico, em que o indivíduo não vê saída e nem possibilidades.
História
A Monolito nasceu na cidade de Ariquemes (RO). Com um estilo "soft demais para ser considerado metal e hard demais para as bandas de hard rock", nas palavras da própria banda, que brinca que o grupo é o primeiro de "wrong metal" existente.
Com influências distintas, que passam desde os clássicos dos anos 60 e 70 até o metal contemporâneo, o power trio carrega na bagagem músicas densas, com peso e detalhes bem trabalhados nos arranjos e no instrumental. O baixista da banda, Murilo, afirma que enquanto Wallas e Gustavo consumiam mais o trabalho de bandas de "stoner metal" ele era mais ligado a uma vertente mais pesada, o "thrash metal", e a sonoridade da banda foi uma fusão desses estilos.
As letras da banda abordam assuntos variados e em grande parte atemporais, indo de críticas sociais a histórias pessoais.
A Monolito já tinha lançado em 2020 o EP "Dazed" (clique aqui e ouça o EP completo) e no início de 2023 liberou o single "Until It Hurts" (ouça aqui), música que faz parte do álbum que acaba de sair do forno. O single já veio acompanhado de um clipe, com cenas da banda no processo de gravação do álbum. O vídeo está disponível no Youtube da banda (clique aqui e assista)!
O primeiro EP da banda foi lançado bem no início da pandemia e, por isso, as primeiras apresentações do grupo foram em lives promovidas em editais de cultura, como o Festival Manaflor, o Circuito Soma e o Festival Resistência (de Sobral-CE).
Nos palcos, o power trio surpreende com o peso das músicas, entregando um som bastante preenchido e enérgico. Entre as principais apresentações do grupo estão shows no Festival Casarão (que aconteceu em Porto Velho - RO em 2022) e no Rock in Amazônia (realizado em Guayaramerin, na Bolívia, também em 2022).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde


O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Fotos de Infância: Evanescence


