A curiosa história do disco que Ultraje a Rigor toca hits do Raimundos e vice-versa
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de abril de 2023
O álbum "Ultraje a Rigor Vs. Raimundos – O Embate do Século" traz as duas bandas tocando o repertório uma da outra. Mas como será que foi gravar esse disco?
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o guitarrista Marcos Kleine, do Ultraje, comentou a respeito.
O último disco de estúdio foi "Por Quê Ultraje a Rigor Vol. 2" Como foi essa experiência? Ele foi lançado só em streaming, né?
"Sim! Sabe como foi a gravação? Entramos no estúdio, afinamos e tocamos! Se alguém errou, volta. Não tem overdub nenhum. É um disco ao vivo mesmo. Nunca gravei um disco ao vivo tão ao vivo na minha vida! Não tem nada regravado. Chegamos 12h no estúdio e saímos umas 20h com os dedos esfolados e acabou. Mixamos e lançamos. Ouvi ele pronto depois. Já tocávamos essas músicas no programa The Noite. Fizemos umas versões diferentes. Antes desse, gravei o ‘Ultraje x Raimundos’. Foi muito bom também. A ideia desse último era ser só streaming mesmo, tanto que a capa é nós olhando para o celular".
Como foi gravar o álbum "Embate do Século" com os Raimundos?
"Esse trampo foi muito legal. Fomos ao estúdio gravar todo final de semana durante um mês. Inventamos os arranjos na hora. Todos conversaram e fomos gravando. Não sei como foi o processo do Raimundos, mas o acordo era que ninguém ia ouvir as versões dos outros. Só um dia antes do lançamento nós ouvimos o que eles fizeram. Foi uma expectativa muito legal! Acho esse disco orgânico, porque estávamos juntos lá. Foi um clima legal com muitas zoeiras e piadas".
Você sempre curtiu o Raimundos?
"Sempre curti. Uma vez fui tocar em um Skol Rock e o Raimundos ia fechar. Eu estava com uma banda e ficamos em último lugar! [risos]. Mas eu lembro dos caras. Era na época do Rodolfo. Agora, eu os via de vez em quando. Uma vez, tocamos num festival com o Raimundos e o Velhas Virgens. Lembro que atrasou para caramba. Eu sempre cruzei com eles. Recentemente, o Rodolfo foi no The Noite. O Raimundos já foi também lá. Aliás, uma tristeza o que aconteceu com o Canisso. Eles são legais e talentosos. Curto muito o som deles. Na época que gravei o ‘p.r.a.Y’, do Exhort, eles estavam dividindo o estúdio com a gente. O produtor era o Miranda. Foi meu primeiro contato com eles. Não sabia que eles iriam ser quem se tornaram".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence


Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O que é o tratamento de neuromodulação que Mingau, do Ultraje a Rigor, está fazendo
O defeito do rock brasileiro dos anos 70 e o diferencial das bandas dos 80, segundo Roger Moreira
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


