O guitarrista que Eddie Van Halen disse ser "melhor no que faço do que eu"
Por André Garcia
Postado em 26 de abril de 2023
Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Eddie Van Halen certa vez confessou que nos anos 80 considerava Steve Vai "melhor no que faço do que eu". Só que ele fez a ressalva de que o "faltava o feeling".
Substituir um dos maiores guitarristas de todos os tempos não é uma tarefa simples — como fez o Yardbirds ao botar Jeff Beck no lugar de Eric Clapton. David Lee Roth passou por esse impasse em 1985, quando saiu do Van Halen para se lançar em carreira solo. Como substituir Eddie Van Halen? A contratação de Steve Vai foi a solução encontrada pelo vocalista.
A escolha foi acertada, já que Vai era um nome cuja técnica impressionava a Eddie, que em entrevista de 1995 para Shaun Baxter confessou:
"Eu ficava pensando 'Esse cara [Steve Vai] é melhor no que eu faço do que eu mesmo!', sabe? Só que [sussurra] faltava a vibe... o feeling. Ele era tecnicamente muito competente, mas rígido. Aquilo [as comparações entre eles] sempre me fazia sentir mal, de certa forma, porque me fazia pensar 'Nossa, é assim que as pessoas me enxergam?' Porque, para mim, ele não soava como eu, ele [apenas] pegou minha técnica, por assim dizer, e a tornou muito robótica... e fez tudo duas vezes mais rápido."
Steve Vai tocou com David Lee Roth de 1985 a 89, tendo gravado além de "Eat 'Em and Smile" (1986), também o "Skyscrapper" (1988) — esse segundo também co-produziu. A maioria das faixas de ambos os álbuns são de autoria de Vai e Roth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps