Ozzy Osbourne relembra como Sharon e Randy Rhoads salvaram sua carreira
Por André Garcia
Postado em 17 de junho de 2023
Após ser demitido do Black Sabbath, em 1979, Ozzy Osbourne parecia ter chegado ao fim da linha. Se ele conseguiu se reerguer, foi em muito graças a Sharon e Randy Rhoads.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Ozzy estava quebrado em temos físicos, mentais, criativos, profissionais e financeiros. Afundado na bebida e nas drogas, tudo indicava que seria questão de tempo para ele ser encontrado morto de overdose em algum canto, como tantos outros. Na melhor das hipóteses, seu destino parecia ser o ostracismo, uma camisa de força ou ambos.
Sem alternativa, se lançou em carreira solo, onde reergueu sua carreira, já de cara emplacando a obra-prima "Blizzard of Ozz" (1980) que o devolveu a credibilidade artística. Nada daquilo teria sido possível sem o suporte de sua empresária (e posteriormente esposa) Sharon e as preciosas contribuições musicais do guitarrista Randy Rhoads.
Em entrevista para Jack Black e Kyle Gass, a dupla dinâmica do Tenacious D, para a Classic Rock, o Mad Man relembrou aquele período turbulento.
"Quando acabou [minha relação com o Black Sabbath], eu fiquei meio aliviado — não estava me dando bem com a música, porque tínhamos problemas legais e estávamos trabalhando para pagar as p*rras dos honorários dos advogados. A melhor coisa que aconteceu para eles foi eu sair, também foi a melhor coisa que aconteceu para mim. Fui para o Hotel Le Parc [em Hollywood] e pensei: 'Bem, é isso. Vou enlouquecer por alguns meses e ficar no meu quarto.' Eu vivia naquele quarto e só recebia visitas do entregador de pizza da Domino's e um traficante de cocaína. Aí então a Sharon apareceu e me disse 'Se você se reerguer, nós queremos te empresariar.' Eu respondi: 'Me empresariar? Você está maluca!' Depois o Randy chegou. Nós estávamos destinados a ficar juntos. Eu costumava levantar ele do chão enquanto tocava guitarra. Era muito divertido!"
Em outro momento da mesma entrevista, ele relembrou o saudoso Randy Rhoads, morto em acidente aéreo enquanto eles estavam em turnê, em 1982:
"Ele era esperto pra c*ralho. Sabe o que ele fazia? Em todos os dias de folga, eu dizia: 'Bora pro bar!', e ele respondia 'Eu tenho uma aula de música clássica.' Ele pegava a lista telefônica, encontrava um professor de guitarra clássica e ia para o estúdio dele. Ele tocava guitarra todos os dias. E ele também era professor de guitarra na escola da mãe dele. Mantivemos contato com a mãe dele depois que ele morreu, mas toda vez que a visitávamos, eu me sentia muito mal, cara... Ela morreu alguns anos atrás. É o pior pesadelo de todos os pais: enterrar um filho."
Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne surgiu como frontman da formação original do Black Sabbath, banda com a qual se tornou mundialmente conhecido. Álbuns como "Paranoid" (1970) e "Sabbath Bloody Sabbath" (1973) são amplamente considerados responsáveis pelo surgimento do heavy metal. Após os decepcionantes "Technical Ecstasy" (1976) e "Never Say Die!" (1978), sobrou para o vocalista, demitido em 1979 por seu consumo de drogas e bebida — que extrapolaram até mesmo os insanos limites da banda.
No fundo do poço e com a carreira em cheque, restou ao Mad Man apenas se lançar como artista solo, o que fez em grande estilo com "Blizzard of Ozz" (1980). Uma obra-prima, contou com valiosas contribuições do prodígio guitarrista Randy Rhoads (falecido em 1982).
Estabelecido de uma vez por todas na primeira prateleira do rock, Ozzy se manteve popular e lançando grandes álbuns, como "No More Tears" (1991) — com Zakk Wylde na guitarra. Em 1998, fez um retorno triunfal ao Black Sabbath com o álbum ao vivo "Reunion", anos depois se tornando um astro da MTV com o reality show The Osbournes.
Apesar de enfrentar persistentes problemas de saúde, Ozzy se mantém na ativa. Em 2022, lançou seu álbum solo de número 19, "Patient Number 9" — contando com diversos convidados especiais, como Jeff Beck, Eric Clapton e Tony Iommi. Foi indicado a quatro Grammys, dos quais faturou dois: "Melhor Álbum de Rock" e "Melhor Performance de Metal".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
Ambush e Krisiun são anunciados como atrações do Bangers Open Air
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir


Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
Halestorm precisou mudar música que tocaria no "Back to the Beginning"
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
Morte de Ozzy Osbourne aproximou a família, diz Kelly
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Ozzy Osbourne: 25 coisas que você não sabe sobre ele


