O hit da Legião Urbana que Renato Russo fez para mulher que inspirou "Eduardo e Mônica"
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de julho de 2023
O hit "Eduardo e Mônica" é um dos mais famosos da discografia da Legião Urbana. O que pouca gente sabe é que o casal que inspirou a canção se chama Leonice e Fernando. Além disso, existe outra música da banda inspirada na mulher da relação.
Legião Urbana - Mais Novidades
É o que conta Júlio Ettore em entrevista ao Inteligência Ltda. Segundo ele, "Uma Outra Estação", do álbum de mesmo nome, fala sobre Leonice.
"O Renato se inspirou num casal que existe até hoje para criar o casal Eduardo e Mônica, mas ele não fez dela a Mônica e nem dele o Eduardo. Ele queria um casal que fosse central e que as pessoas respeitassem o amor que eles tinham. Esse casal é a Leonice Coimbra e o Fernando Coimbra. O Renato conheceu eles numa festa. A Leonice tinha muita cultura e era muito madura. Ela nunca falou sobre isso, mas algumas fontes sugerem que ele já adiantou para ela que gostava de homens. Isso ele tinha uns 16 anos.
Então, ele parte desse casal para criar a música. O Fernando não tinha nada a ver com o Eduardo. A Mônica é uma alternativa. Ele também se inspira em outras meninas para construir a Mônica. Ele pega meninos imaturos que conhecia e constrói o Eduardo. A Mônica até tem um pouco da Leonice. Outra curiosidade é a música que ele fez para a Leonice depois. No disco ‘Uma Outra Estação’, a música que nomeia o álbum é para ela. A letra fala que ‘Ela mora perto de um vulcão’. Isso porque o Fernando é funcionário do Itamaraty e estava no Equador, numa região vulcânica".
O casal que inspirou "Eduardo e Mônica"
Mas o que será que tem a dizer sobre o hit o casal que inspirou Eduardo e Mônica? Isso foi tema de outra reportagem. A transcrição foi de Igor Miranda.
"Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu.
No fim, não tem a menor importância se essa história tem a ver ou não comigo. Eu não quero soar clichê, mas a verdade é que o importante mesmo é entender que nós nada seríamos sem amor. ‘Eduardo e Mônica’ fala de uma história que deve se repetir aos montes por aí, e eu fico muito honrada de a ter motivado de alguma forma", afirmou Leonice.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps