O livro com "receita de bolo para o sucesso na vida", segundo Marcelo Barbosa
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de julho de 2023
Marcelo Barbosa, guitarrista do Angra e empresário, é sem dúvidas um dos músicos mais bem-sucedidos dentro da cena do metal nacional. Além de atuar numa banda de sucesso, é dono de escola de musica e tem curso online de guitarra.
Angra - Mais Novidades
Mas quais serão os livros que moldaram a mentalidade de Marcelo Barbosa e o ajudaram a se tornar quem ele é? Em entrevista ao Mateus Starling, o guitarrista comentou um pouco sobre isso.
"O livro ‘Armas da Persuasão’ é muito bom. ‘Hábitos Atômicos’ também. Agora, um que gosto, mas o nome é ruim, é o ‘Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas’. Esse livro eu já li duas vezes e devo ler umas cinco até morrer. De vez em quando tem que dar uma revisada. É tão legal. Se o cara segue aquilo, vai ser bem sucedido. Não tem jeito. É uma fórmula, uma receita de bolo. Eu sou fraco em algumas coisas que o livro propõe! [risos]. Tem pessoas que admiro que consigo modelar uma coisa ou outra. Vejo: ‘É legal o que esse cara faz, preciso fazer mais isso’. É possível aprender", disse.
O lado empreendedor de Marcelo Barbosa
Não é a primeira vez que Marcelo Barbosa é perguntado sobre seu lado empreendedor e empresário da música. Em entrevista a Gustavo Maiato, ele deu mais detalhes.
"Eu só desenvolvi essa consciência depois, mas para empreender e ser dono de uma empresa exige conhecimentos e habilidades diferentes. Não tem nada a ver com tocar um instrumento musical. As pessoas que pensam que vão ter uma escola de sucesso só porque tocam bem um instrumento estão equivocadas. Para isso, é preciso saber gestão de pessoas, gestão financeira, contabilidade, empreendedorismo.
São tantas as habilidades que tocar o instrumento passa a ser apenas uma delas. Eu aconselho que essa pessoa vá se preparando para isso ao longo da vida. Estude música, para ser o músico que você quer ser, mas estude essas outras habilidades para que você possa se munir de informações e possa sobreviver às dificuldades, como por exemplo essa pandemia que estamos passando agora", disse.
Já sobre se é possível viver de metal no Brasil, Barbosa explicou sua visão em entrevista ao mesmo Mateus Starling. A transcrição foi de Bruce William.
"Eu sempre falo o seguinte, vamos observar o todo. Você tem duas bandas que são mais conhecidas, Sepultura e Angra. Você tem uma série de outras bandas que estão fazendo um trabalho muito legal já há muito tempo, como o Krisiun, Korzus, uma série de outras bandas que, inclusive, muitas delas tocam fora do país, tocaram fora do país várias vezes, várias turnês e tal. E você tem ainda um monte de outras bandas que estão ali naquela tentando conseguir o seu espaço. É difícil você falar quando perguntam assim: 'Viver de metal, exclusivamente da banda'. Então, mas em que nível? Morando aonde? Vivendo como?
Então tudo depende de onde você quer chegar. Se você falar assim: 'Olha, eu vou ter uma banda aqui, vou tocar duas vezes por semana, e tem alguns meses que não tem show, outros meses tem. E cada show, eu consigo tirar, sei lá, se for tudo muito bem, mil reais. Dá para viver com oito mil por mês?
Claro que dá, um monte de gente vive com muito menos, né? 'Ah, mas passei dois shows, dois meses sem tocar', aí já não é mais oito por mês, você vai ter que fazer aquilo ali durar esses outros dois meses. Então, o que eu estou querendo dizer é que não é fácil, a gente não tem um histórico de muitas bandas que tem uma carreira boa a ponto do cara falar: 'Eu vivo da banda e pronto, acabou. Não faço mais nada'", explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
É possível viver de Heavy Metal no Brasil? Marcelo Barbosa, do Angra, diz a real
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
A opinião de Rafael Bittencourt sobre o Whiplash.Net: "Estive lá de várias maneiras"
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
O dia que Ozzy Osbourne perguntou se Rafael Bittencourt estava chapado
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro


