O hit da Legião que cita problemas sociais dos anos 90 que Brasil ainda precisa superar
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de julho de 2023
A Legião Urbana utilizou grande parte de seu repertório para direcionar críticas sociais e políticas aos comandantes do Brasil. No caso de "Perfeição", a banda resolveu listar uma série de mazelas que acometiam nossa sociedade do início dos anos 1990.
Em live sobre a banda no canal Pitadas do Sal, o youtuber Júlio Ettore explicou que, embora muitos dos males apontados permaneçam no Brasil, outros foram atenuados e até mesmo superados.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Eu acho interessante, embora a letra seja atual, mas a gente percebe assim algumas coisas que hoje não são tão caras no país. Não estou dizendo que não há estupros, tá, mas mudou um pouco a forma como esses crimes acontecem, né? Eu lembro de quando eu era criança, só de assassinos em série, né?
Era um pouco mais parecido com aquele cara que foi preso em Goiás. Que hoje ele é uma exceção, mas assim, lá nos anos 90 era mais essa cara que tinha, né? Hoje é uma mais tem mais é mais essa ótica da violência doméstica. Mas ele escreveu nesse outro contexto, né? De estuprador de rua. 'Vamos celebrar as perdas do Povo, nossa polícia e decisão. Vamos celebrar nosso governo, nosso estado que não é nação. Celebrar a juventude sem escola'.
Esse verso acho que era interessante nisso, eu acho que o país avançou ainda mais, né? A história do analfabetismo infantil nos anos 90 era algo que também era muito mais presente. As crianças mortas, mortalidade infantil também, algo que o país avançou. 'Vamos celebrar nossa desunião, vamos celebrar Eros e tantos Perséfone em Hades', que são da mitologia grega. 'Vamos celebrar nossa vaidade, vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospitais'.
Isso também não mudou. 'Vamos celebrar nossa Justiça, a ganância e a difamação. Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos'. Acho que essa perdeu um pouco, talvez. Esse verso tá um pouco, não tá tão atual hoje em dia, pelo menos não no sentido que tinha lá atrás, né? 'Comemorar água podre'. Este também tem muitos problemas de saneamento ainda, mas não no mesmo grau.
'E todos os impostos', essa também não mudou. 'Queimadas, mentiras, sequestros'. Também é uma coisa que hoje ganhou outra dimensão. Era um crime que havia nos anos 70 e 90. Teve uma época que virou até moda, ali, o sequestro de relâmpagos, ali nessa época. 'Nosso castelo de cartas marcadas'. Enfim, essa bem presente também. 'O trabalho escravo continua, nosso pequeno universo, toda hipocrisia e toda afetação'."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!


5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Internauta pergunta se Legião Urbana é a melhor banda do Brasil e Rick Bonadio faz palestra
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien


