O hit da Legião que cita problemas sociais dos anos 90 que Brasil ainda precisa superar
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de julho de 2023
A Legião Urbana utilizou grande parte de seu repertório para direcionar críticas sociais e políticas aos comandantes do Brasil. No caso de "Perfeição", a banda resolveu listar uma série de mazelas que acometiam nossa sociedade do início dos anos 1990.
Em live sobre a banda no canal Pitadas do Sal, o youtuber Júlio Ettore explicou que, embora muitos dos males apontados permaneçam no Brasil, outros foram atenuados e até mesmo superados.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Eu acho interessante, embora a letra seja atual, mas a gente percebe assim algumas coisas que hoje não são tão caras no país. Não estou dizendo que não há estupros, tá, mas mudou um pouco a forma como esses crimes acontecem, né? Eu lembro de quando eu era criança, só de assassinos em série, né?
Era um pouco mais parecido com aquele cara que foi preso em Goiás. Que hoje ele é uma exceção, mas assim, lá nos anos 90 era mais essa cara que tinha, né? Hoje é uma mais tem mais é mais essa ótica da violência doméstica. Mas ele escreveu nesse outro contexto, né? De estuprador de rua. 'Vamos celebrar as perdas do Povo, nossa polícia e decisão. Vamos celebrar nosso governo, nosso estado que não é nação. Celebrar a juventude sem escola'.
Esse verso acho que era interessante nisso, eu acho que o país avançou ainda mais, né? A história do analfabetismo infantil nos anos 90 era algo que também era muito mais presente. As crianças mortas, mortalidade infantil também, algo que o país avançou. 'Vamos celebrar nossa desunião, vamos celebrar Eros e tantos Perséfone em Hades', que são da mitologia grega. 'Vamos celebrar nossa vaidade, vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospitais'.
Isso também não mudou. 'Vamos celebrar nossa Justiça, a ganância e a difamação. Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos'. Acho que essa perdeu um pouco, talvez. Esse verso tá um pouco, não tá tão atual hoje em dia, pelo menos não no sentido que tinha lá atrás, né? 'Comemorar água podre'. Este também tem muitos problemas de saneamento ainda, mas não no mesmo grau.
'E todos os impostos', essa também não mudou. 'Queimadas, mentiras, sequestros'. Também é uma coisa que hoje ganhou outra dimensão. Era um crime que havia nos anos 70 e 90. Teve uma época que virou até moda, ali, o sequestro de relâmpagos, ali nessa época. 'Nosso castelo de cartas marcadas'. Enfim, essa bem presente também. 'O trabalho escravo continua, nosso pequeno universo, toda hipocrisia e toda afetação'."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Mike Portnoy lamenta a morte de sua madrasta; "Ela e meu pai Howard finalmente se reuniram"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas


A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989


