Cinco discos essenciais para entender o Metallica, em lista da Metal Hammer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de agosto de 2023
A banda de Thrash Metal Metallica está na ativa desde o início dos anos 1980 e mudou para sempre o mundo da música pesada. O grupo liderado por Lars Ulrich e James Hetfield gravou discos inesquecíveis, que ultrapassaram gerações e influenciam inúmeras bandas até os dias atuais.
A discografia do Metallica foi tema de matéria especial assinada por Merlin Alderslade e publicada no site da Metal Hammer. A pauta apresenta cinco discos essenciais para entender a trajetória do quarteto que é uma das maiores potências da história do Metal. Veja abaixo como ficou a seleção e as razões que levaram Merlin a escolher os álbuns selecionados.
"Kill 'Em All" (1983)
"‘Kill 'Em All’ não apenas anunciou oficialmente o Metallica para o mundo, mas acendeu o fogo sob o movimento Thrash, que levaria o Heavy metal às suas extremidades. ‘Hit The Lights’, ‘Jump In The Fire’, ‘Whiplash’, ‘Seek & Destroy’ são hinos geracionais que soam tão frenéticos e vitais agora quanto eram quarenta anos atrás."
"Master Of Puppets" (1986)
"Master Of Puppets’ é uma obra-prima expansiva e multifacetada do metal que combinou agressões Thrash com hinos melancólicos e imperiosos e épicos carregados de emoção. Este não foi apenas o som de uma banda atingindo seu ápice criativo, mas o som da própria cena do Metal atingindo um novo pico e um álbum que inspiraria gerações de bandas que viriam."
"Metallica" (1991)
"O Metallica colocou Bob Rock atrás da mesa de mixagem e escreveu um conjunto de músicas que apresentou oficialmente o ‘Metal de estádio’ para o mundo. Os resultados se tornaram o maior álbum de Metal de todos os tempos, turbinando sua trajetória, empurrando o Heavy Metal para o mainstream como nunca antes e ultrajando muitos de seus fãs mais obstinados. ‘Black Album’ foi, por qualquer medida razoável, um álbum brilhante, um pouco pesado, talvez, mas ainda assim repleto de hinos maciços que se tornaram lendários com o passar do tempo. O Heavy Metal nunca mais seria o mesmo [após o lançamento do ‘Black Album’]."
"Load" (1996)
"‘Load’ foi um mergulho completo em novas águas. Saíram o Thrash e Heavy Metal tradicional, entraram os cortes de cabelo curtos, além dos tipos de sons grunge, rock alternativo e groove metal que dominavam a cena do rock na época (com uma pitada de country fora da lei para garantir). Os tradicionalistas ficaram chocados, mas você seria estúpido em negar que faixas como ‘Bleeding Me’ e ‘The Outlaw Torn’ representaram um novo nível de maturidade emocional para a banda."
"72 Seasons" (2023)
"É ‘72 Seasons’ que melhor representa o ponto culminante de toda a jornada da banda até agora, reunindo tudo, desde batidas de Speed Metal (‘Lux Æterna’) a hinos de ‘Metal de estádio’ (‘If Darkness Had A Son’). O disco também possui, de longe, a melhor produção da produção pós-anos 90 do Metallica."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps