Por que Tarja decidiu gravar "I Walk Alone" mesmo indo contra suas preferências?
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de agosto de 2023
A música "I Walk Alone" é um dos maiores sucessos da carreira solo de Tarja Turunen e surgiu no álbum "My Winter Storm". Em entrevista a Gustavo Maiato, a finlandesa explicou que decidiu gravar o hit mesmo não sendo de sua autoria, coisa rara em seu trabalho pós-Nightwish.
Tarja Turunen - Mais Novidades
"Essa música me deu asas como artista. É uma música muito importante que me conecta com o meu público. A música não foi escrita por mim, mas sim por três compositores suecos: Mattias, Anders e Harry. Quando comecei a trabalhar no meu primeiro álbum solo, a gravadora Universal Music me enviou mais de 500 demos de músicas, esperando que eu escolhesse todas as músicas para o meu álbum. Isso não aconteceu, mas encontrei "I Walk Alone" entre todas essas demos e me apaixonei instantaneamente por ela.
Alterei apenas um pouco a letra para tornar a música mais pessoal para mim e a gravei. Desde o início de minha carreira solo, foi muito difícil para mim trabalhar com músicas que não são de minha própria autoria, porque preciso sentir uma conexão muito profunda com as músicas. Eu prefiro escrever minhas próprias músicas, mas com "I Walk Alone", a situação foi diferente. Essa música me fez sentir que precisava dela para seguir meus sonhos, e eu estava certa", disse.
Em outro ponto, Tarja refletiu sobre o motivo pelo qual seu outro trabalho Outlanders levou tanto tempo para ficar pronto.
"Foi um projeto que não tinha um prazo definido. Não estávamos com pressa para criar as músicas com o Torsten, e sempre que eu viajava para Antígua, no Caribe, onde o Torsten mora, trabalhávamos juntos nas músicas. Mas quando a pandemia atingiu o mundo e precisamos ficar em casa e não conseguíamos fazer turnês, decidi terminar o projeto. Escrevi o restante das músicas e suas letras, gravei todos os meus vocais sozinha em casa, na Espanha, entrei em contato com todos os guitarristas e o Torsten finalizou a produção das músicas em Antígua.
Foi ótimo usar esse tempo e me inspirar com essas músicas e com os incríveis guitarristas com quem tivemos a oportunidade de trabalhar. Nunca pensei que conseguiria contar com Al Di Meola, Trevor Rabin, Joe Satriani, Mike Oldfield, entre outros músicos incríveis, mas consegui com "Outlander". O projeto é muito diferente de tudo o que fiz em minha carreira, e me deu liberdade para me expressar de forma diferente e sem pressão. Foi um projeto maravilhoso para trabalhar e isso não é o fim. Já estou me preparando para escrever novas músicas para o "Outlander"! Não deixe de conferir nosso álbum de estreia que foi lançado recentemente!", disse.
Tarja Turunen, carreira solo e Nightwish
Em entrevista ao Chaoszine, Tarja Turunen comentou um pouco sobre como as pessoas a percebem em relação ao seu trabalho solo e ao seu tempo no Nightwish.
Ela explicou que em seu livro "Singing in my Blood" a decisão foi não falar muito sobre sua ex-banda. A transcrição foi de Emanuel Seagal.
"Sim, foi intencional. Nightwish foi uma grande parte da minha vida, fiz parte da banda por quase nove anos. Eu dei à banda minha voz, minha alma, meu rosto, minha imagem, e isso também me deu todo o mundo do rock 'n roll, e estou profundamente grata, e isso sempre fará parte da minha vida".
Poucas pessoas realmente sabem o que tenho feito depois do Nightwish, especialmente aqui na Finlândia. Acho que há falta de informação. No exterior as pessoas sabem o que eu faço no exterior, mas não aqui, e essa foi a minha intenção, realmente falar sobre essa parte da minha jornada e focar na minha carreira solo, que tenho há quase o dobro do tempo que estive na banda, então tenho 'sobrevivido' sozinha, sabe (risos)", disse.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum

Tarja Turunen: ela conta porque falou pouco do Nightwish em seu livro
A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen


