Guitarrista do Offspring lista e comenta 5 álbuns que considera essenciais
Por André Garcia
Postado em 01 de agosto de 2023
Um dos mais influentes nomes do punk rock noventista, Noodles ficou mundialmente famoso como o guitarrista do Offspring. Recentemente, ele comentou 5 álbuns que considera essenciais.
Ele pode não ter sido membro fundador do Offspring, mas está lá desde muito próximo à sua formação — desde seu segundo ano de existência, em 1985, para ser mais exato. No rock — principalmente no punk — parece que ninguém faz sucesso após os 27, mas Noodles foi uma exceção: quando o "Smash" (1994) foi lançado, ele já estava na casa dos 30.
5 álbuns essenciais para Noodles
Recentemente, para a Spin ele listou e comentou seu top 5 de álbuns essenciais.
Ramones - Ramones
"Esse não foi o primeiro disco de punk pelo qual me apaixonei, mas ele consolidou minha dedicação e amor por tudo que fosse punk. Não há uma única música ruim nesse disco, eu jamais pularia [qualquer uma delas]. Embora a produção seja crua e agressiva, as canções são belas, mesmo que se tratem de bater em um moleque mimado ou de temer o que pode haver no porão. Cada música possui uma melodia facilmente reconhecível, e cada música para cantar junto é como um necessário tapa na cara."
Some Girls - Rolling Stones
"Sempre fui muito fã dos Stones, e esse álbum tem de tudo: punk, country, baladas... Cada música é única em sonoridade e estrutura, mas o álbum como todo funciona como uma gravação sólida. As performances da bateria, baixo e guitarras são todas perfeitas, mas de alguma forma discretas, sem serem exibicionistas. Esse álbum inteiro é perfeito."
Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols - Sex Pistols
"Esse álbum (e um EP dos The Dickies) foram as duas primeiras gravações de punk que eu ouvi, e mudaram a minha vida. Pela primeira vez, ouvi uma música que me agarrou e sacudiu. Não era a música do meu pai, nem do meu primo mais velho, nem dos garotos da vizinhança — era a MINHA música. Depois de ouvir esse álbum, todos os meus discos de classic rock foram para o final da pilha. Ainda amo todas as músicas desse álbum, e é muito divertido de acompanhar na guitarra."
Beauty and the Beat - The Go-Go’s
"O que eu adorava (e ainda adoro) nesse álbum é que ele é punk, pop e rock, tudo ao mesmo tempo. Quase todas as músicas desse álbum fizeram sucesso, e merecidamente. As canções são muito bem trabalhadas, mas têm uma peculiaridade que as torna realmente interessantes. Todas elas já ficaram na minha cabeça em algum momento, e mesmo assim, nunca encheram o saco."
Hunky Dory - David Bowie
"Há tantas músicas maravilhosas nesse álbum, e elas vêm em tantos ângulos diferentes com mudanças de humor. Desde os acordes de piano em 'Life on Mars' até o violão acústico em 'Andy Warhol' e o riff de guitarra elétrica em 'Queen Bitch', cada uma dessas músicas me transporta para um lugar diferente. Seja o que eu estiver sentindo em qualquer dia, há uma música em 'Hunky Dory' que expressa isso. David Bowie foi um verdadeiro pioneiro, o mundo da música seria tão entediante sem suas contribuições."
Noodles continuou em seu emprego mesmo depois da fama
Em entrevista à Kerrang em 2019 ele disse: "Antes do ‘Smash’, éramos praticamente uma banda de meio período. Mesmo quando explodimos, eu nem larguei meu emprego completamente, tirei uma licença de três anos. Eu ainda trabalhava lá quando explodimos, porque prometi a meu chefe que não sairia até o final do ano letivo."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps