A nobre exigência de Warrel Dane que encarecia show e revelava seu grande coração
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de outubro de 2023
Não é raro artistas que saem em carreira solo utilizarem uma banda local em cada continente ou país para cortar custos. No caso do saudoso Warrel Dane (Nevermore), entretanto, sua exigência era que caso um produtor quisesse contratar seu show, seria preciso levar a banda inteira junto.
Nevermore - Mais Novidades
A banda de Warrel no final de sua carreira era composta por brasileiros e um deles era o baixista Fabio Carito. Em entrevista a Gustavo Maiato, Carito comentou sobre o grande coração do músico que faleceu precocemente em 2017.
"Ele tinha muita dificuldade com a língua portuguesa! [risos] Não conseguia aprender praticamente nada aqui, o que o fazia confundir muito as palavras. Morava na casa de um guitarrista em São Paulo, o que o deixava atrapalhado com horários e ao pedir coisas.
Assim, era confuso nesse sentido, mas tinha um bom senso, e nós o ajudávamos, pois possuía um coração muito grande. Mesmo sendo uma pessoa confusa, era muito solidário e sabia bastante sobre bandas e esse universo.
Ele era muito coletivo, e um dos pontos que destacava sua grandiosidade era o fato de que, não apenas como artista, mas como pessoa, estava completamente integrado conosco. Ele gostava muito da nossa banda, e uma das exigências dele era clara: ‘Não vou tocar em nenhum lugar do mundo se não for com a minha banda’. Porque, veja bem, o Ripper, por exemplo, tem uma banda em cada continente, o que é mais barato.
No caso dele, ele explicava que, muitas vezes, os produtores o convidavam, mas ele se recusava a ir sozinho. Batia o pé e dizia que só iria se a banda fosse junto. Isso resultou em duas viagens minhas para a Europa, porque ele insistiu que, se nos queriam, teríamos que ir como banda. Ele faz muita falta. Até hoje, eu não consigo escutar o que gravamos juntos. É difícil para mim".
A morte de Warrel Dane
Como relatado pelo Whiplash.Net em um artigo de Bruce William, a notícia do falecimento de Warrel Dane aos 56 anos foi um choque, resultante de um enfarte em São Paulo. O cantor, que estava no Brasil para gravar seu segundo álbum solo, programado para lançamento no início de 2018 com o título "Shadow Work", sofreu o infarto no início da madrugada.
A trágica informação foi compartilhada por Johnny Moraes, integrante da banda que participava das gravações, e que estava presente no momento crítico. Ele descreveu os esforços para salvar Warrel, incluindo massagem cardíaca e a rápida chegada do Samu, mas, infelizmente, o cantor já havia falecido quando a equipe médica chegou.
Warrel Dane foi mais conhecido como o vocalista da banda Nevermore, contribuindo significativamente para a cena do metal. Sua voz única e poderosa foi uma marca registrada da banda. Entre os álbuns notáveis em que ele atuou com o Nevermore, podemos destacar "Dead Heart in a Dead World" (2000), "This Godless Endeavor" (2005), "Enemies of Reality" (2003), "The Obsidian Conspiracy" (2010) e "Dreaming Neon Black" (1999). Sua presença deixará uma lacuna significativa na comunidade musical, e seu legado como um dos grandes vocalistas do metal persistirá através de sua obra notável com o Nevermore.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
A contundente (e ríspida) opinião de Kerry King sobre o Korn
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
Killswitch Engage faz post sobre Bangers Open Air e escolhe Legião Urbana como trilha sonora
Nevermore divulga versão ao vivo de "Born", gravada pela nova formação
A música que fez Jeff Loomis escolher o novo vocalista do Nevermore
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
A nobre exigência de Warrel Dane que encarecia show e revelava seu grande coração
A música tocante do Nevermore que era uma das preferidas do vocalista Warrel Dane


