Quando tem dúvidas sobre como tocar, Duff McKagan recorre ao YouTube
Por Bruce William
Postado em 29 de novembro de 2023
Nos dias de hoje, quando músicos se veem indecisos diante da grande quantidade de tutoriais e cursos disponíveis, muitas vezes é mais eficaz retornar às bases e simplesmente aprender novas músicas por meio de tablaturas. E se você tem experiência suficiente para compreender o que está acontecendo ao observar o braço de um instrumento, também pode recorrer a vídeos no YouTube.
Duff McKagan - Mais Novidades
Esse método simples parece ser eficiente mesmo para profissionais experientes, como foi claramente o caso de Duff McKagan, do Guns N' Roses. Em uma entrevista à SPIN!, transcrita pelo Ultimate-Guitar.com, ele admitiu que não conseguia dedilhar por um longo tempo e só dominou a técnica depois de assistir a alguns vídeos de outras pessoas fazendo isso.
"Houve um momento em que pensei: 'Quero aprender a dedilhar.' Eu vinha evitando isso há anos. Então, encontrei um vídeo de alguém fazendo isso com 'Blackbird', dos Beatles. Assim que peguei o ritmo na mão direita, tudo se encaixou. Foi necessário praticar um pouco, mas de repente, tudo fez sentido", contou o baixista.
Além disso, aprender por meio do YouTube não foi a única coisa que Duff descobriu. Questionado se recorre frequentemente à plataforma em momentos difíceis, o baixista relembrou como aprofundou sua compreensão do estilo de John Paul Jones, do Led Zeppelin, em 2013, graças ao YouTube:
"Curiosamente, em 2013, eu estava tocando com Jerry, Rich Robinson (guitarrista do Black Crowes), William DuVall (vocalista do Alice in Chains) e Barrett Martin (baterista) em um tributo ao Led Zeppelin em Seattle. Eu não sabia tocar como John Paul Jones, e alguém disse: 'É só ir lá no YouTube!' [risos]. Eles me disseram para assistir aos vídeos dele tocando, já que muitos baixistas faziam isso. Então, eu mergulhei nesse universo. Eu queria ser tão bom quanto John Paul Jones, se não melhor" [risos].
Duff acrescentou que esse sempre foi seu lema: "Essa é sempre minha meta: ser o melhor. Eu sempre busco ser o melhor que posso. Ao montar a banda para o álbum solo 'Lighthouse', eu queria que fosse a melhor versão possível. O mesmo vale para o Guns N' Roses. Somos perfeccionistas e ensaiamos seis horas por dia, seis dias por semana, durante um mês antes de sairmos em turnê. Pode haver uma tempestade ou falta de energia. Nada pode nos abalar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião


Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Qual porcentagem membros do Guns N' Roses receberam em acordo?


