Quando tem dúvidas sobre como tocar, Duff McKagan recorre ao YouTube
Por Bruce William
Postado em 29 de novembro de 2023
Nos dias de hoje, quando músicos se veem indecisos diante da grande quantidade de tutoriais e cursos disponíveis, muitas vezes é mais eficaz retornar às bases e simplesmente aprender novas músicas por meio de tablaturas. E se você tem experiência suficiente para compreender o que está acontecendo ao observar o braço de um instrumento, também pode recorrer a vídeos no YouTube.
Duff McKagan - Mais Novidades
Esse método simples parece ser eficiente mesmo para profissionais experientes, como foi claramente o caso de Duff McKagan, do Guns N' Roses. Em uma entrevista à SPIN!, transcrita pelo Ultimate-Guitar.com, ele admitiu que não conseguia dedilhar por um longo tempo e só dominou a técnica depois de assistir a alguns vídeos de outras pessoas fazendo isso.
"Houve um momento em que pensei: 'Quero aprender a dedilhar.' Eu vinha evitando isso há anos. Então, encontrei um vídeo de alguém fazendo isso com 'Blackbird', dos Beatles. Assim que peguei o ritmo na mão direita, tudo se encaixou. Foi necessário praticar um pouco, mas de repente, tudo fez sentido", contou o baixista.
Além disso, aprender por meio do YouTube não foi a única coisa que Duff descobriu. Questionado se recorre frequentemente à plataforma em momentos difíceis, o baixista relembrou como aprofundou sua compreensão do estilo de John Paul Jones, do Led Zeppelin, em 2013, graças ao YouTube:
"Curiosamente, em 2013, eu estava tocando com Jerry, Rich Robinson (guitarrista do Black Crowes), William DuVall (vocalista do Alice in Chains) e Barrett Martin (baterista) em um tributo ao Led Zeppelin em Seattle. Eu não sabia tocar como John Paul Jones, e alguém disse: 'É só ir lá no YouTube!' [risos]. Eles me disseram para assistir aos vídeos dele tocando, já que muitos baixistas faziam isso. Então, eu mergulhei nesse universo. Eu queria ser tão bom quanto John Paul Jones, se não melhor" [risos].
Duff acrescentou que esse sempre foi seu lema: "Essa é sempre minha meta: ser o melhor. Eu sempre busco ser o melhor que posso. Ao montar a banda para o álbum solo 'Lighthouse', eu queria que fosse a melhor versão possível. O mesmo vale para o Guns N' Roses. Somos perfeccionistas e ensaiamos seis horas por dia, seis dias por semana, durante um mês antes de sairmos em turnê. Pode haver uma tempestade ou falta de energia. Nada pode nos abalar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Próximo disco de estúdio do Exodus será lançado no dia 20 de março
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista


Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Qual porcentagem membros do Guns N' Roses receberam em acordo?


