A balada romântica inesquecível que produtor não gostaria que fosse cafona
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de novembro de 2023
Headbangers também amam, como pode ser conferido nas várias baladas românticas escritas por bandas de Heavy Metal nos últimos cinquenta anos. Uma dessas baladas é "Nothing Else Matters", hit que ajudou a banda Metallica a se tornar um fenômeno de popularidade dentro e fora do universo do Metal.
Oitava faixa do disco que leva o nome do Metallica, "Nothing Else Matters" é uma bela declaração de amor escrita pelo vocalista/guitarrista James Hetfield. Da introdução acústica ao solo repleto de sentimento, "Nothing Else Matters" é uma música muito bela e tocante.
Metallica - Mais Novidades
"Inicialmente, eu nem queria tocar [a música] para os caras. Eu pensei que o Metallica só poderia ser nós quatro. São músicas sobre destruir coisas, bater cabeça, sangrar pela multidão, seja lá o que for, desde que não fosse sobre garotas e carros velozes, mesmo que fosse disso que gostássemos. A música era sobre uma namorada na época. Acabou virando uma música bem grande", revelou o frontman, durante entrevista concedida à Mojo Magazine em 2008 e que teve o trecho acima publicado no site da Metal Hammer.
"Tudo o que eu conseguia pensar na época era: ‘James escreveu uma porra de uma canção de amor para sua namorada? Isso é estranho’. James sempre quis ser visto como esse cara que é muito confiante e forte. E para ele escrever letras assim – mostrando um lado sensível – exigiu muita coragem", disse o guitarrista Kirk Hammett, durante entrevista cedida à Classic Rock.
Bob Rock, produtor responsável por "Metallica", comentou suas memórias sobre "Nothing Else Matters" em um bate-papo com o jornalista Joe Bosso, colaborador do site Music Radar.
"Não posso falar sobre o que James escreveu, mas para mim, a música era sobre ele tentando escrever uma canção de amor sem dizer a palavra ‘amor’.
É interessante: o homem que eu conheci naquela época… ele certamente podia sentir amor, mas nunca conseguia dizer a palavra, especialmente em uma música do Metallica. Essa é a sua genialidade, ser capaz de dizer isso do seu próprio jeito e realmente falar isso, apesar de tudo que ele estava passando, de todos os demônios, de toda a raiva que ele tinha dentro dele. Eu acho que é uma das melhores músicas do Metallica de todos os tempos", contou Bob Rock.
"Musicalmente, queríamos que fosse grande, mas não bombástica. Queríamos tamanho e peso, mas não queríamos fazer o que todas as bandas de Metal dos anos 80 estavam fazendo, como aquelas power ballads cafonas. Nós realmente elaboramos o arranjo para torná-la enorme e dramática... mas real", complementou o renomado produtor.
Aparentemente, o plano que Bob traçou em conjunto com o Metallica deu certo, pois "Nothing Else Matters" se tornou um hit mastodôntico, que é presença obrigatória em todos os shows do grupo. A música também faz muito sucesso no Spotify e no Youtube, já que ultrapassou a marca do bilhão em ambas as plataformas.
"Metallica" (também conhecido como "Black Album") é o quinto disco de estúdio da banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich. O trabalho vendeu dezenas de milhões de cópias e apresentou ao mundo músicas que se tornaram hinos do Metal, como "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven", a faixa que é o tema desta nota e "Wherever I May Roam".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
A pior música do melhor disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence; "Péssima"
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços

O riff do Metallica que fez Bob Rock lembrar de um dos maiores riffs de todos os tempos
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Motörhead, segundo Kirk Hammett (Metallica)
Metallica divulga vídeo de performance da clássica "Sad But True" em evento recente
Scott Reeder, baixista do Kyuss, relembra seu teste para o Metallica; "Uma experiência incrível"
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
A imensa diferença de tempo que o Metallica e Iron Maiden levam para se preparar para a turnê
Robert Trujillo, do Metallica, comenta a diferença entre Cliff Burton e Jason Newsted


