A balada romântica inesquecível que produtor não gostaria que fosse cafona
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de novembro de 2023
Headbangers também amam, como pode ser conferido nas várias baladas românticas escritas por bandas de Heavy Metal nos últimos cinquenta anos. Uma dessas baladas é "Nothing Else Matters", hit que ajudou a banda Metallica a se tornar um fenômeno de popularidade dentro e fora do universo do Metal.
Oitava faixa do disco que leva o nome do Metallica, "Nothing Else Matters" é uma bela declaração de amor escrita pelo vocalista/guitarrista James Hetfield. Da introdução acústica ao solo repleto de sentimento, "Nothing Else Matters" é uma música muito bela e tocante.
Metallica - Mais Novidades
"Inicialmente, eu nem queria tocar [a música] para os caras. Eu pensei que o Metallica só poderia ser nós quatro. São músicas sobre destruir coisas, bater cabeça, sangrar pela multidão, seja lá o que for, desde que não fosse sobre garotas e carros velozes, mesmo que fosse disso que gostássemos. A música era sobre uma namorada na época. Acabou virando uma música bem grande", revelou o frontman, durante entrevista concedida à Mojo Magazine em 2008 e que teve o trecho acima publicado no site da Metal Hammer.
"Tudo o que eu conseguia pensar na época era: ‘James escreveu uma porra de uma canção de amor para sua namorada? Isso é estranho’. James sempre quis ser visto como esse cara que é muito confiante e forte. E para ele escrever letras assim – mostrando um lado sensível – exigiu muita coragem", disse o guitarrista Kirk Hammett, durante entrevista cedida à Classic Rock.
Bob Rock, produtor responsável por "Metallica", comentou suas memórias sobre "Nothing Else Matters" em um bate-papo com o jornalista Joe Bosso, colaborador do site Music Radar.
"Não posso falar sobre o que James escreveu, mas para mim, a música era sobre ele tentando escrever uma canção de amor sem dizer a palavra ‘amor’.
É interessante: o homem que eu conheci naquela época… ele certamente podia sentir amor, mas nunca conseguia dizer a palavra, especialmente em uma música do Metallica. Essa é a sua genialidade, ser capaz de dizer isso do seu próprio jeito e realmente falar isso, apesar de tudo que ele estava passando, de todos os demônios, de toda a raiva que ele tinha dentro dele. Eu acho que é uma das melhores músicas do Metallica de todos os tempos", contou Bob Rock.
"Musicalmente, queríamos que fosse grande, mas não bombástica. Queríamos tamanho e peso, mas não queríamos fazer o que todas as bandas de Metal dos anos 80 estavam fazendo, como aquelas power ballads cafonas. Nós realmente elaboramos o arranjo para torná-la enorme e dramática... mas real", complementou o renomado produtor.
Aparentemente, o plano que Bob traçou em conjunto com o Metallica deu certo, pois "Nothing Else Matters" se tornou um hit mastodôntico, que é presença obrigatória em todos os shows do grupo. A música também faz muito sucesso no Spotify e no Youtube, já que ultrapassou a marca do bilhão em ambas as plataformas.
"Metallica" (também conhecido como "Black Album") é o quinto disco de estúdio da banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich. O trabalho vendeu dezenas de milhões de cópias e apresentou ao mundo músicas que se tornaram hinos do Metal, como "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven", a faixa que é o tema desta nota e "Wherever I May Roam".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
O riff do Metallica que fez Bob Rock lembrar de um dos maiores riffs de todos os tempos
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984


