A balada romântica inesquecível que produtor não gostaria que fosse cafona
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de novembro de 2023
Headbangers também amam, como pode ser conferido nas várias baladas românticas escritas por bandas de Heavy Metal nos últimos cinquenta anos. Uma dessas baladas é "Nothing Else Matters", hit que ajudou a banda Metallica a se tornar um fenômeno de popularidade dentro e fora do universo do Metal.
Oitava faixa do disco que leva o nome do Metallica, "Nothing Else Matters" é uma bela declaração de amor escrita pelo vocalista/guitarrista James Hetfield. Da introdução acústica ao solo repleto de sentimento, "Nothing Else Matters" é uma música muito bela e tocante.
Metallica - Mais Novidades
"Inicialmente, eu nem queria tocar [a música] para os caras. Eu pensei que o Metallica só poderia ser nós quatro. São músicas sobre destruir coisas, bater cabeça, sangrar pela multidão, seja lá o que for, desde que não fosse sobre garotas e carros velozes, mesmo que fosse disso que gostássemos. A música era sobre uma namorada na época. Acabou virando uma música bem grande", revelou o frontman, durante entrevista concedida à Mojo Magazine em 2008 e que teve o trecho acima publicado no site da Metal Hammer.
"Tudo o que eu conseguia pensar na época era: ‘James escreveu uma porra de uma canção de amor para sua namorada? Isso é estranho’. James sempre quis ser visto como esse cara que é muito confiante e forte. E para ele escrever letras assim – mostrando um lado sensível – exigiu muita coragem", disse o guitarrista Kirk Hammett, durante entrevista cedida à Classic Rock.
Bob Rock, produtor responsável por "Metallica", comentou suas memórias sobre "Nothing Else Matters" em um bate-papo com o jornalista Joe Bosso, colaborador do site Music Radar.
"Não posso falar sobre o que James escreveu, mas para mim, a música era sobre ele tentando escrever uma canção de amor sem dizer a palavra ‘amor’.
É interessante: o homem que eu conheci naquela época… ele certamente podia sentir amor, mas nunca conseguia dizer a palavra, especialmente em uma música do Metallica. Essa é a sua genialidade, ser capaz de dizer isso do seu próprio jeito e realmente falar isso, apesar de tudo que ele estava passando, de todos os demônios, de toda a raiva que ele tinha dentro dele. Eu acho que é uma das melhores músicas do Metallica de todos os tempos", contou Bob Rock.
"Musicalmente, queríamos que fosse grande, mas não bombástica. Queríamos tamanho e peso, mas não queríamos fazer o que todas as bandas de Metal dos anos 80 estavam fazendo, como aquelas power ballads cafonas. Nós realmente elaboramos o arranjo para torná-la enorme e dramática... mas real", complementou o renomado produtor.
Aparentemente, o plano que Bob traçou em conjunto com o Metallica deu certo, pois "Nothing Else Matters" se tornou um hit mastodôntico, que é presença obrigatória em todos os shows do grupo. A música também faz muito sucesso no Spotify e no Youtube, já que ultrapassou a marca do bilhão em ambas as plataformas.
"Metallica" (também conhecido como "Black Album") é o quinto disco de estúdio da banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich. O trabalho vendeu dezenas de milhões de cópias e apresentou ao mundo músicas que se tornaram hinos do Metal, como "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven", a faixa que é o tema desta nota e "Wherever I May Roam".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire

O riff do Metallica que fez Bob Rock lembrar de um dos maiores riffs de todos os tempos
Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Os álbuns do Metallica que seriam rejeitados por Cliff Burton, de acordo com James Hetfield
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI


