A balada romântica inesquecível que produtor não gostaria que fosse cafona
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de novembro de 2023
Headbangers também amam, como pode ser conferido nas várias baladas românticas escritas por bandas de Heavy Metal nos últimos cinquenta anos. Uma dessas baladas é "Nothing Else Matters", hit que ajudou a banda Metallica a se tornar um fenômeno de popularidade dentro e fora do universo do Metal.
Oitava faixa do disco que leva o nome do Metallica, "Nothing Else Matters" é uma bela declaração de amor escrita pelo vocalista/guitarrista James Hetfield. Da introdução acústica ao solo repleto de sentimento, "Nothing Else Matters" é uma música muito bela e tocante.
Metallica - Mais Novidades
"Inicialmente, eu nem queria tocar [a música] para os caras. Eu pensei que o Metallica só poderia ser nós quatro. São músicas sobre destruir coisas, bater cabeça, sangrar pela multidão, seja lá o que for, desde que não fosse sobre garotas e carros velozes, mesmo que fosse disso que gostássemos. A música era sobre uma namorada na época. Acabou virando uma música bem grande", revelou o frontman, durante entrevista concedida à Mojo Magazine em 2008 e que teve o trecho acima publicado no site da Metal Hammer.
"Tudo o que eu conseguia pensar na época era: ‘James escreveu uma porra de uma canção de amor para sua namorada? Isso é estranho’. James sempre quis ser visto como esse cara que é muito confiante e forte. E para ele escrever letras assim – mostrando um lado sensível – exigiu muita coragem", disse o guitarrista Kirk Hammett, durante entrevista cedida à Classic Rock.
Bob Rock, produtor responsável por "Metallica", comentou suas memórias sobre "Nothing Else Matters" em um bate-papo com o jornalista Joe Bosso, colaborador do site Music Radar.
"Não posso falar sobre o que James escreveu, mas para mim, a música era sobre ele tentando escrever uma canção de amor sem dizer a palavra ‘amor’.
É interessante: o homem que eu conheci naquela época… ele certamente podia sentir amor, mas nunca conseguia dizer a palavra, especialmente em uma música do Metallica. Essa é a sua genialidade, ser capaz de dizer isso do seu próprio jeito e realmente falar isso, apesar de tudo que ele estava passando, de todos os demônios, de toda a raiva que ele tinha dentro dele. Eu acho que é uma das melhores músicas do Metallica de todos os tempos", contou Bob Rock.
"Musicalmente, queríamos que fosse grande, mas não bombástica. Queríamos tamanho e peso, mas não queríamos fazer o que todas as bandas de Metal dos anos 80 estavam fazendo, como aquelas power ballads cafonas. Nós realmente elaboramos o arranjo para torná-la enorme e dramática... mas real", complementou o renomado produtor.
Aparentemente, o plano que Bob traçou em conjunto com o Metallica deu certo, pois "Nothing Else Matters" se tornou um hit mastodôntico, que é presença obrigatória em todos os shows do grupo. A música também faz muito sucesso no Spotify e no Youtube, já que ultrapassou a marca do bilhão em ambas as plataformas.
"Metallica" (também conhecido como "Black Album") é o quinto disco de estúdio da banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich. O trabalho vendeu dezenas de milhões de cópias e apresentou ao mundo músicas que se tornaram hinos do Metal, como "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven", a faixa que é o tema desta nota e "Wherever I May Roam".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Biohazard se apresentará no Brasil em fevereiro de 2027
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O riff do Metallica que fez Bob Rock lembrar de um dos maiores riffs de todos os tempos
A inesperada influência de David Bowie em um dos maiores clássicos do Metallica
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Lars Ulrich e a única banda contemporânea que está à altura do Metallica


