Google presta homenagem à lendária Cássia Eller no que seria seu 61º aniversário
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de dezembro de 2023
Hoje, 10 de dezembro, marca o que seria o 61º aniversário de Cássia Eller, cantora nascida em 1962 que deixou uma marca no rock brasileiro. O Google prestou homenagem a essa icônica artista com um doodle especial – uma representação colorida dela segurando um violão com seu cabelo curto, uma das suas características mais distintivas.
Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro de 2001, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com apenas 39 anos, vítima de um infarto. Ela deixou para trás Maria Eugenia, sua companheira, e um filho, Francisco, um músico que hoje tem 30 anos.
Apesar de sua partida prematura, o legado de Cássia Eller continua a ecoar pela cultura brasileira. Suas músicas atemporais, como "O Segundo Sol" e "Malandragem", ainda cativam ouvintes, acumulando impressionantes 3,4 milhões de reproduções mensais somente no Spotify, mostrando a ressonância duradoura de seu talento e sua presença vibrante na cena musical brasileira.
A primeira paixão de Cássia Eller
Em um vídeo em seu canal no YouTube, Júlio Ettore compartilhou detalhes sobre a infância e adolescência de Cássia Eller, incluindo seu encontro com Moema, sua primeira grande paixão. A família dela mudava frequentemente devido à profissão militar de seu pai, indo do Rio para Belo Horizonte e, depois, para Santarém, no Pará. Lá, ela enfrentou problemas de saúde, como a febre reumática que a afastou das aulas. Aos 15 anos, ganhou seu primeiro violão da avó.
Inicialmente tímida, preferiu aprender a tocar sozinha em vez de fazer aulas particulares. No final dos anos 70, quando voltaram para o Rio de Janeiro, Cássia conheceu Moema, com quem teve uma conexão significativa. Foi com Moema que explorou sua sexualidade e tocou violão pela primeira vez fora da família, deixando uma impressão duradoura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Baterista explica motivo pelo qual não participará de turnê tributo da banda de Ace Frehley
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo



Como álbum do Jethro Tull inspirou Nando Reis a compor "All Star" para Cássia Eller
Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 2


