O que Max Cavalera tinha a dizer sobre o Sarcófago e Pelé na época do "Schizophrenia"
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de dezembro de 2023
Em 1989 o Sepultura lançava seu terceiro álbum, "Beneath The Remains", o primeiro que contou com o apoio total da gravadora Roadrunner, e quando o grupo aumentou consideravelmente sua agenda de shows, tocando com nomes como King Diamond e Sodom, além de fazer sua primeira apresentação nos Estados Unidos.
Aqui "desenterramos" uma entrevista concedida por Max Cavalera no ano de 1989 ao zine sueco Hypnosia, onde o ex-frontman do Sepultura fala sobre a turnê, sucesso no Brasil, e o que pensava sobre seus conterrâneos do Sarcófago, e sobrou até pro Pelé, o falecido rei do futebol. Confira abaixo alguns trechos.
Como foi a turnê até agora?
Max Cavalera: "Muito, muito boa, não tivemos muitos problemas. O público aceitou realmente o Sepultura mais do que esperamos. E a maioria dos shows tem sido legais. O único problema é que, sabe, eu fiquei doente na Holanda e na Bélgica. Eu não toquei dois shows com a banda, eles tocaram como trio. Esse foi o único problema."
Quem cantou então?
Max Cavalera: "Andreas. Ele teve que cantar porque eu estava totalmente, totalmente doente. A turnê está indo bem…"
Você tem alguma ideia de quantos álbuns vocês venderam até agora?
Max Cavalera: "Você está falando do último disco? Ahn, eu não estou certo disso, eu acho que algo de 20.000 na Europa, 18.000 nos EUA e 15.000 no Brasil."
15.000 no Brasil? Você é tão famoso assim no Brasil?
Max Cavalera: "Sim. Para falar a verdade somos a banda brasileira mais famosa."
As outras bandas brasileiras no Brasil, como o Dorsal Atlântica, vocês já tocaram com eles?
Max Cavalera: "Sim. Tocamos frequentemente. Mais ou menos com outras bandas brasileiras (aqui Max citou outros grupos brasileiros, mas o entrevistador sueco não conseguiu compreender seus nomes) e Dorsal Atlântica. Não tem problema. São ótimas pessoas e bons amigos."
Há outras boas bandas brasileiras além de vocês e Dorsal Atlântica? Como o Sarcófago?
Max Cavalera: "Uma banda de merda!"
Parece que a maioria das bandas brasileiras soam como o antigo Sodom.
Max Cavalera: "Sim, e essa banda (Sarcófago), eles não tem anda de novo, saca? Eles fazem o mesmo que faziam quatro anos atrás. E eles não significam nada para o Brasil agora. Eu já ouvi falar que eles fizeram show para 10 pessoas. Ninguém gosta deles. Eles não mudam, não tem nada para mostrar ao público, eles não são bons. Eles pensam: "Ah, nós somos bons pra caralho!" Mas muitas das bandas novas são ótimas."
Você anda de skate? Vi na Metal Forces que você usa roupas da "Visions".
Max Cavalera: Meu irmão (Igor, o baterista), anda de skate. Eu uso as roupas dele, eu não ando de skate, eu bebo demais. Eu não posso andar de skate como esporte. Faço algumas coisas, normais, na rua, mas não sou um skatista. Meu irmão sabe andar. Mas eu gosto do esporte, assim como gosto de futebol, surf e natação. Eu realmente curto esportes, eu amo. Se eu não fosse um músico, eu seria atleta ou algo assim."
Algo como o Pelé?
Max Cavalera: "Sim, hahahaha. Pelé é um cuzão!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores álbuns de metal dos anos 90 pela Metal Hamme
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
Roger Taylor, baterista do Queen, lança o single solo "Chumps"


O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Após a saída de Max Cavalera, muita gente deu as costas ao Sepultura, segundo Derrick Green
O que impediu o Ratos de Porão de ser tão grande quanto o Sepultura, conforme João Gordo
Thrash Metal: definição, origem e principais bandas do estilo mais veloz do metal


