Bruce Dickinson diz que canção com mais de 20 anos entrou no álbum solo por causa da esposa
Por Bruce William
Postado em 18 de janeiro de 2024
Durante conversa com a 89 FM A Rádio Rock, Bruce Dickinson contou alguns detalhes sobre seu novo álbum solo, "The Mandrake Project", que será lançado em 1º de março.
"Em 2014, eu ia fazer um álbum solo depois do 'Tyranny Of Souls', que iria se chamar 'If Eternity Should Fail'. E a faixa-título que eu escrevi, fizemos uma demo, que está realmente no single", se referindo à "Afterglow Of Ragnarok". "Eu coloquei a demo de 'If Eternity Should Fail' no single, no lado B. Porque eu queria que as pessoas vissem como a música evoluiu da demo, desde o início até a versão do Maiden. E como acabou no 'Book Of Souls', eu pensei: 'Talvez eu não devesse usar como a música principal, talvez outra coisa".
Bruce Dickinson - Mais Novidades

O cantor explica que estava trabalhando algumas outras músicas com o produtor Roy Z, daí ele foi diagnosticado com câncer de garganta, levou um ano se tratando, e quando retornou precisava sair em turnê com o Maiden. Daí aconteceu a pandemia.
"Então foram sete anos perdidos da minha vida", diz Bruce, entre risos. Em seguida ele conta que, inicialmente, ia ser apenas uma história em quadrinhos relacionada ao álbum, mas a história cresceu e mudou, e se tornou: "esse monstro de 12 episódios", se referindo ao "The Mandrake Project", destacando que "Mandrake" é uma palavra incrível e que, surpreendentemente, não foi muito explorada em trabalhos anteriores. "Há uma música do Deep Purple chamada 'Mandrake Root'. Há um quadrinhos francês chamado 'Mandrake The Magician'. E havia algo com o nome 'The Mandrake Project', mas era algo feito somente com bateria e baixo, e eu pensei: 'isto não vai ser um problema'".
Mais adiante, Bruce explica que o álbum é como uma continuação do que eles tiveram lá em 2014.
"Algumas das músicas estavam quase completas. 'Shadows of the Gods' estava praticamente terminada. 'Sonata', a última música do álbum, 'Immortal Beloved', é uma música de mais de 20 anos. E eu até esqueci que nós a tínhamos feito. E era só uma demo. E uma noite, Roy estava me mostrando uma jam que ele tinha feito. Ele tinha assistido o filme 'Immortal Beloved' com o Gary Oldman sobre o Beethoven - "Minha Amada Imortal", no Brasil - e ele disse: 'Quer saber? Vou conseguir uma pequena fita de 'Moonlight Sonata'. E só tocou com isso, colocou alguns teclados e algumas guitarras, deixou com uma vibe ambiente. E ele tocou pra mim e disse: 'O que você achou disso?'. E eu disse: 'Uau, soa muito alucinante'". Bruce conta que em seguida foi pro estúdio, sem ter a letra nem melodia ou ideia do que ia cantar, mas cantou 80% da música feita completamente ali, na hora, e para eles ficou legal.
Mas o vocalista esqueceu da existência daquele material. Então quando foram trabalhar no "The Mandrake Project", Roy Z mostrou algumas demos feitas no passado, dentre elas a de "Immortal Beloved".
"Então, Leana, minha esposa, ouviu. Ela disse, 'O que é isso?' Eu disse, 'Bem, é apenas uma demo que fizemos.' Ela disse, 'É incrível!' Eu disse, 'Mesmo?' Eu disse, 'Você não acha que é um pouco viajado?' Ela disse, 'Não! É fantástico! Você tem que colocar isso no álbum'".
E assim foi. Trabalharam um pouco em cima do que já existia, mas de acordo com Bruce, o que está no disco é basicamente o que foi feito naquela primeira tomada no estúdio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Masterplan divulga detalhes do novo álbum, "Metalmorphosis"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Lars Ulrich concorda quando Bruce Dickinson diz que Maiden é superior ao Metallica
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"


