A origem do nome artístico de Axl Rose, o lendário vocalista do Guns N' Roses
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de fevereiro de 2024
Nascido em fevereiro de 1962, no estado de Indiana (EUA), William Bruce Rose Jr. é um dos grandes ícones da história do Rock And Roll e gravou músicas inesquecíveis ao longo de sua carreira. É provável que você conheça o rapaz em questão pelo seu nome artístico, que é bem mais popular. Se você ainda não matou a charada, trata-se de Axl Rose, vocalista da banda de Hard Rock Guns N' Roses.
Como você deve ter notado, William Bruce Rose é o nome do pai de Axl, que segundo matéria publicada no site American Songwriter, era um rapaz abusivo, o que causou a separação dos pais do futuro astro do Rock. A mãe de Axl se casou com Stephen L. Bailey e mudou legalmente o nome de seu filho para William Bruce Bailey. Anos depois, Axl decidiu adotar novamente seu sobrenome original, mas, para se distanciar de seu pai abusivo, passou a usar o apelido W. Rose.
O tempo passou e em 1982, Axl se mudou para Los Angeles (Califórnia), cidade onde ele formou a banda Hollywood Rose, que também contava com Izzy Stradlin e Chris Weber, ambos guitarristas. No entanto, antes de se chamar Hollywood Rose, o grupo que foi "embrião" do Guns N' Roses tinha outro nome, como Chris explicou em uma entrevista concedida ao site Blabbermouth em 2004.
"O Hollywood Rose começou como uma banda chamada Axl. Éramos eu, Izzy e Axl. Então, o baterista e o baixista apareceram depois. Mudamos o nome da banda para Rose, e depois se tornou Hollywood Rose. Essa banda permaneceu intacta comigo, Axl e Izzy e depois o baixista e o baterista. O baixista nunca fez parte da banda. Ele era apenas parte disso quando estávamos tocando ao vivo. Éramos basicamente nós três. Três líderes, então tínhamos esses outros caras tocando e Johnny [Kreis] era consistentemente nosso baterista. Algum tempo depois disso... quero dizer, depois que eu saí, Tracii [Guns, guitarrista do L.A. Guns, outro "embrião" do Guns N’ Roses] entrou na banda por um curto período de tempo, mas realmente não conheço a história do Tracii. Ele veio depois que eu saí!
Axl batizou a banda como Axl, e então, lenta mas seguramente, ele quis adotar esse nome para si. Então, ele adotou esse nome, mas eu nunca o chamei de Axl. Ele sempre foi Bill quando eu estava na banda . Ele se reinventou", disse Weber, que também falou sobre a personalidade do cantor, que mudou legalmente seu nome para W. Axl Rose em 1986 e se tornou ídolo de muitas pessoas.
"Ele era realmente diferente. Ele pensa muito em si mesmo e é muito motivado pelo ego. Ele tem uma ideia do que quer e vai lá e consegue. Não passa muito tempo ajudando outras pessoas de forma altruísta. Não o vejo doando sangue ou esse tipo de coisa. Ele tem uma ideia do que quer na vida e consegue. Na verdade, ele era um amigo meu e tudo o que aconteceu desde então claramente o mudou (...). Ele era o cara mais legal que já existiu no planeta. Ele era a epítome do estilo descolado que gerava e tinha um ar que quase todo mundo achava muito carismático", complementou.
No fim das contas, a estratégia de Axl deu certo, já que seu nome faz muito sucesso até hoje, quarenta anos depois que ele decidiu se aventurar no mundo da música.
Para saber como surgiu o nome do Guns N' Roses, acesse a matéria abaixo, redigida por Bruce William.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps