O músico que humilhou Brian May, "mas tudo bem, ele pode fazer o que quiser"
Por Bruce William
Postado em 01 de fevereiro de 2024
O guitarrista, cantor e compositor britânico Eric Clapton é um dos músicos mais famosos da história do rock, com uma longa carreira de décadas que se iniciou ainda nos anos sessenta como membro de bandas como The Yardbirds e Cream, antes de seguir carreira solo, e conhecido como "Slowhand" devido à sua habilidade única na guitarra, com uma versatilidade musical que o levou a explorar diversos gêneros, incluindo rock, blues e música acústica, sendo hoje considerado uma lenda viva da música.
Queen - Mais Novidades
E um dos aspectos que sempre norteou Clapton é a sua paixão pelo blues, que fica evidente em sua maneira distintiva de tocar guitarra. Profundamente influenciado por lendas do blues como Robert Johnson, Clapton incorpora técnicas de slide, bends e vibratos de maneira única, capturando a essência emocional e a melancolia característica do blues em suas performances. Seu respeito pela tradição do blues é evidente em muitos de seus álbuns e colaborações, destacando-se como um dos principais embaixadores do gênero.
Possivelmente por causa dessa paixão extrema é que Clapton dificilmente assimila coisas fora deste espectro musical, o que explica a forte rejeição que ele teve ao ouvir um trabalho que lhe foi enviado por Brian May, guitarrista do Queen, em 1983.
Na época, Brian estava com um projeto chamado Brian May + Friends, que lançou um mini-álbum chamado "Star Fleet Project", com a participação de ninguém menos que Eddie Van Halen, além de Phil Chen no baixo, Alan Gratzer na bateria e Fred Mandel nos teclados. Roger Taylor também fez uma pequena participação mas apenas nos backing vocals de uma faixa.
O EP trazia três faixas: no lado A estavam "Star Fleet" e "Let Me Out", e no lado B "Blues Breaker", uma homenagem a Clapton. Brian e Eddie ficaram orgulhosos do trabalho, e mandaram uma cópia para Clapton, ansiosos para saber o que o ídolo deles diria sobre o trabalho. Mas foi uma ducha de água fria:
"O primeiro lado era algo meio fusion, muito interessante, legal para ouvir. Mas o outro foi um improviso de blues, que ficou tão horrível... Eles ainda dedicaram aquilo pra mim. Me enviaram uma cópia, que botei para tocar esperando outra coisa, e fiquei praticamente ofendido por terem me mandado aquilo. Eles não sabem o que tocar! Eles se revezam fazendo solos, mas simplesmente foram mostrando tudo que sabiam fazer como forma de ostentação, mas não há dinâmica, construção, não há sensibilidade. Eu fiquei muito decepcionado", disse Clapton.
Como Brian se sentiu com a resposta de Clapton? "Acho que ele odiou!", disse May entre risos. "Mas tudo bem, ele tem direito, ele pode fazer o que quiser. Digo, Eric poderia fazer qualquer coisa e ainda assim continuaria sendo nosso herói, é assim que são as coisas. Provavelmente há muitas coisas sobre as quais discordo de Eric, mas isso não muda nada. Ele foi uma das maiores influências, inspirações da minha vida, e isso nunca mudará. Eu sempre fico arrepiado se estiver perto dele. Quando estou tocando com ele, nas poucas vezes que fiz isso, foi um momento maravilhoso, uma experiência incrível".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Queens of the Stone Age revela detalhes do novo álbum, "Perfecth"
Mark Osegueda nega que Kerry King seja uma pessoa difícil de lidar

O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
A música do Queen que Freddie Mercury achava difícil até para Brian May superar
O clássico do Queen que Freddie Mercury escreveu numa sentada
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
O dia em que Eric Clapton se sentiu insultado por dois grandes guitarristas
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
Queen: ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos
O adeus de Freddie Mercury: O último show do Queen com sua formação clássica


