Renan H.O Soares lança single "Echoes of Madness", feito com ajuda de IA
Por Renan Soares
Postado em 17 de março de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Após quase 6 meses do lançamento do seu primeiro EP "Between Heaven, Hell And Bones", disponibilizado desde o dia 15 de setembro de 2023, o cantor recifense de Metal Alternativo Renan H.O Soares lançou o seu novo single intitulado "Echoes of Madness, disponível nas plataformas digitais desde o dia 15 de março.
A faixa, que é a mais nova música inédita de Renan desde o lançamento do EP, foi feita em parceria com seu amigo Maurício Freire, tendo ambos assinado a produção da música, que abordará em sua letra a famosa história do assassinato da atriz Sharon Tate pelo clã de Charles Manson, ocorrido em 1969.
Além disso, a canção foi criada, segundo o próprio cantor, com a colaboração de uso de inteligências artificiais. Renan explica o caso:
"A ideia de fazer essa canção surgiu quando eu estava testando o ChatGPT para a geração de letras de músicas e mostrei o resultado disso para o meu amigo Maurício, que trabalha na área de tecnologia, e também toca nas horas vagas, ai em meio a essa conversa eu propus o desafio de tornar uma daquelas letras geradas pelo Chat em uma música de verdade, tendo assim se iniciado um trabalho que durou mais ou menos 7 meses".
Renan também explicou em quais partes da música a tecnologia atuou.
"Basicamente só temos duas partes que tiveram interferência direta de inteligência artificial, a letra, que foi gerada no ChatGPT, e a bateria que foi feita no programa Ezdrummer, e ainda assim ambas tiveram interferência humana já que eu não usei tudo que o Chat me entregou e Maurício precisou fazer ajustes na bateria. Já toda parte melódica e harmônica foram criadas por nós dois. Pegamos cada um seus instrumentos, nos reunimos por videochamadas e fomos criando cada parte e mandando pro outro conferir, até finalmente gravar de vez. Além da voz eu também gravei as linhas de teclado presentes na música, e Maurício gravou as guitarras e o baixo".
Por fim, o vocalista revelou o porquê da escolha da temática.
"De início, pedi pro Chat fazer uma letra sobre o caso de Sharon Tate meio que de forma aleatória, já que é uma história bastante conhecida a qual por alguma razão eu tinha me lembrado na hora. Depois que eu e Maurício decidimos que faríamos a música, escolhi essa temática pra ser trabalhada por ser uma história sombria e bastante revoltante, e que encaixa muito bem com os temas os quais costumo retratar no meu projeto solo".
A arte da capa do single foi gerada pelo Image Creator da Copilot, da Bing, pertencente a Microsoft, já que segundo Renan, uma capa gerada por uma inteligência artificial faria total sentido para o projeto em questão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps