Como Ihsahn, do Emperor, virou fã do Twisted Sister sem sequer ouvir um disco
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de março de 2024
O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Vegard Sverre Tveitan ficou conhecido mundialmente como "Ihsahn", um dos integrantes do grupo norueguês de black metal Emperor, formado quando ele tinha apenas quinze anos. Diferentemente de outros membros da banda que ficaram conhecidos pelos seus crimes, Ihsahn priorizou seu trabalho criativo, que continua até hoje, com um projeto solo, outras bandas em sua discografia, além de diversas participações especiais.

Em uma conversa com Paul Travers, da revista Metal Hammer, ele lembrou seus primeiros contatos com a música, a influência do Twisted Sister na infância e como se virou para gravar as primeiras músicas mesmo vivendo isolado em uma fazenda.
"Ouvia discos e minha mãe tocava piano em casa. Tive um interesse pela música bem cedo e comecei a ter aulas quando tinha seis ou sete anos. Em relação à música mais pesada, eu cresci em uma fazenda, e os gêmeos da casa ao lado eram dois anos mais velhos. Quando começaram a estudar, eles voltaram e cantaram 'We're Not Gonna Take It' pra mim. Eu virei um fã imediatamente, sem sequer ter ouvido a faixa", relembrou.
"Minha mãe trabalhava no banco e meu pai era um policial, mas também trabalhava na fazenda com meus avós. Ele estava destinado a assumir a fazenda, e eles sempre pensavam que depois dele seria a minha vez", disse. Mesmo isolado, sem outras crianças com quem interagir após a escola, Ihsahn tocava sozinho e se virou para gravar suas primeiras músicas. Com 11 anos ele já tinha sua primeira guitarra, um órgão eletrônico, e ganhou um gravador. "Mesmo com 11 anos eu gravava faixas de bateria com o órgão, gravava o baixo e depois a guitarra. Eu estava montando uma música como se fosse um quebra-cabeça", disse.
Ihsahn se apresentará na América do Sul com o Emperor nos dias 16 (Colômbia), 18 (Equador) e 20 (Chile) de abril. Seu último álbum solo, autointitulado, foi lançado no dia 16 de fevereiro pela Candlelight Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"


Como o Iron Maiden, sem querer, mudou o black metal para sempre
Que pulmão! Ihsahn, do Emperor, orgulha-se de ainda fazer o famoso vocal de 26 segundos
A vulnerabilidade do black metal que fascina Ihsahn, do Emperor


