Cazuza e o duplo sentido perigoso escondido na letra de "Exagerado"
Por Bruce William
Postado em 12 de setembro de 2022
Júlio Ettore, youtuber e especialista em rock nacional, postou em seu canal um vídeo onde conta a história de "Exagerado", uma das músicas mais famosas da carreira solo de Cazuza.
"Exagerado" abre o primeiro disco solo do cantor, lançado em 1985, e teve sua letra escrita por Cazuza e Ezequiel Neves, e para fazer a melodia foi chamado Leoni, músico, cantor e compositor, mais conhecido pela sua associação com o Kid Abelha.
Júlio comenta no vídeo que há um trecho muito interessante que vale a pena ser destacado na letra de "Exagerado", que é a frase "Carreira, dinheiro, canudo". "Se você analisar de forma mais 'limpa' ele está falando da carreira profissional, dinheiro e do diploma universitário", que conforme explica, é um termo muito usado em várias regiões do Brasil. "Ah, vou conseguir um canudo", ou seja, vou conseguir um diploma.
Mas isto também pode ser uma frase de duplo sentido, que faz menção à cocaína, e o próprio Leoni não percebeu quando fez a música: "Ele pegou essas palavras que eram do cotidiano das pessoas normais, que era ter uma carreira, dinheiro, canudo e não sei o quê, e misturou com a realidade de drogas, submundo", comenta Leoni em uma filmagem exibida no vídeo, que pode ser visto no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps