Os melhores lançamentos do mês de maio de 2024
Por Emanuel Seagal
Postado em 13 de junho de 2024
Um excelente disco de estreia, um álbum repleto de estrelas, uma viagem dissonante e atmosférica, e um grupo pesado e psicodélico estão entre os melhores lançamentos do mês.
No mês de maio vimos inúmeros lançamentos. Só no mundo do metal, segundo dados do Encyclopaedia Metallum, foram mais de 700 álbuns lançados. Como é impossível ouvir todos, separei aqui alguns dos melhores lançamentos do mês.

Hellbutcher - "Hellbutcher"
Nifelheim vive! Além de arte matadora, o frontman Hellbutcher é acompanhado do guitarrista do Unleashed e do ex-Opeth Martin Axenrot, um time que por si só merece sua atenção. Embora seja divulgado como um grupo de black metal, é um disco que vai muito além, capaz de colocar pra bater cabeça até os fãs mais tradicionais do thrash e speed metal com "The Sword of Wrath", ou "Possessed by the Devil's Flame", que não esconde as influências de NWOBHM.
Slash - "Orgy of the Damned"
Um disco tão interessante quanto suas histórias de bastidores. Billy Gibbons, do ZZ Top, resistiu, mas gravou "Hoochie Coochie Man", e o padrinho do punk, Iggy Pop, emociona em "Awful Dream", voltando ao seu início no blues. Brian Jonhson nos vocais e Steven Tyler na gaita em "Killing Floor" roubam o show. Embora repleto de escolhas manjadas, vale os quase 70 minutos.
Vástígr - "The Path of Perdition"
Esta banda austríaca promete estruturas complexas e dissonantes que se misturam com o black metal atmosférico, e acerta em cheio. Faixas longas para o estilo, que oferecem jornadas musicais distintas, trazendo momentos progressivos e outros que remetem ao death/doom, sem espaço para monotonia. Não é pretensioso ou demasiadamente complexo, mas tem "replayability" ao ponto de fazer o ouvinte descobrir novos elementos.
Ufomammut - "Hidden"
Os doomsters psicodélicos retornam com mais peso que "Fenice" (2022). São 25 anos de banda, então o som é reconhecível, mas prepare-se para uma viagem hipnótica na distorção que começa no sludge de "Crookhead" e só acaba com a agoniante "Soulost".
Outras bandas com discos que merecem atenção: Beaten to Death, Saidan, Vale of Pnath, The Troops of Doom, Intranced, e Thou.
Pior disco do mês: "Killing for Revenge", do Six Feet Under. Sua avó bêbada cantando Cannibal Corpse soa melhor que Chris Barnes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
Tommy Aldridge explica ausência do show de despedida de Ozzy Osbourne
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence



Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setlist do Iron Maiden
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admira
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos


