O segredo da longevidade do Dream Theater, na opinião de Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de julho de 2024
A banda norte-americana de Metal Progressivo Dream Theater está prestes a completar 40 anos de carreira. Fundada em 1985 pelos talentosos John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo) e Mike Portnoy (bateria), o grupo continua firme e forte na ativa, mesmo executando um tipo de som que não é exatamente acessível.
Dream Theater - Mais Novidades
Ao longo de sua carreira, o Dream Theater emplacou apenas um hit, que até hoje, é o maior sucesso do grupo. A música em questão, que até tocou nas estações de rádio dos Estados Unidos, é "Pull Me Under", faixa de "Images And Words", segundo disco de estúdio do quinteto, lançado em julho de 1992.
Mesmo com apenas um hit radiofônico em seu catálogo, o Dream Theater permanece na ativa e é um nome muito relevante dentro da indústria musical. A longevidade do quinteto, que nem de longe faz músicas simples e grudentas, se deve justamente ao fato de que Portnoy e sua turma não se importam com o que está na moda.
"Acho que o segredo de nossa longevidade é que nunca estivemos na moda. As bandas que aderem a um determinado estilo ou tendência serão história quando essa moda acabar", declarou Portnoy, durante entrevista concedida ao site da Berklee College of Music, faculdade onde o Dream Theater foi fundado.
"Ignorávamos o que estava na moda. Isso dificulta muito o sucesso a curto prazo, porque você não terá muita exposição no mainstream. Os benefícios a longo prazo, porém, são evidentes em nossa carreira. Sempre fomos nós mesmos, e nossos fãs apreciam isso. Nosso público principal é formado por músicos que realmente querem tocar seus instrumentos e dar o melhor de si. Acho que esse público sempre existirá", complementou o talentoso baterista, que retornou ao Dream Theater em outubro de 2023, após 13 anos longe da banda.
O Dream Theater passará pelo Brasil em dezembro de 2024. O conjunto fará shows em Curitiba, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
A música do The Police em que Sting se recusou a tocar: "Enterrou a fita no jardim"
A canção que levou o Led Zeppelin a outro patamar; "eu já estava de saco cheio"
Shows do Dream Theater no Brasil terão 3 horas de duração
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A música do Dream Theater que tem elementos de djent, segundo Mike Portnoy
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
John Petrucci tinha "pacto" de estudos com John Myung; "Praticar pelo menos 6 horas por dia"
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
Os guitarristas que impressionam John Petrucci: "Como alguém toca guitarra assim?"
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses


