Judas Priest lançará versão remixada de "Rocka Rolla" em comemoração de 50 anos do álbum
Por Fernando Claure
Postado em 04 de setembro de 2024
O Judas Priest é uma banda conhecida por todo fã de metal. Com clássicos como "Painkiller", "Screaming For Vengeance", "Stained Class" e "Defenders Of The Faith", o grupo britânico composto por Rob Halford, Ian Hill, Scott Travis, Richie Faulkner, Glenn Tipton e Andy Sneap (substituto de Tipton em turnês) é consagrado como uma das maiores e melhores bandas de metal de todos os tempos, ativa desde 1969. Mas mesmo com todos esses nomes marcantes, o primeiro álbum da banda acabou caindo no esquecimento dos fãs.
"Rocka Rolla" não foi muito bem recebido pelo público na sua estreia em 1974 e até hoje é considerado com um álbum diferente do resto do catálogo da banda. Mesmo com faixas cativantes como "One For The Road" e "Cheater", o álbum como um todo possui um estilo de hard rock com blues rock um pouco raso, sem muitas características próprias e marcantes do grupo. Para piorar, o LP inteiro foi gravado com a banda inteira junta, ao invés de cada instrumentista separado em suas cabines, além de problemas técnicos e outros entraves. Ou seja, tinha tudo para dar errado e realmente, deu tudo errado.
Mesmo assim, não se pode nunca esquecer suas origens e recentemente, Ian Hill compartilhou ótimas notícias para fãs do Judas Priest. Para comemorar 50 anos do lançamento do primogênito da banda, o produtor Tom Allom foi chamado para remixar e reestruturar o álbum. Em entrevista para a rádio WRIF do estado de Chicago, nos EUA, Hill ressaltou que Allom praticamente refez o álbum.
"Acabou de ser reprojetado por Tom Allom depois de todos esses anos. As multifaixas estavam extraordinariamente em boa condição e ele trocou alguns dos sons, deixou-os mais modernos e obviamente os remixou. Ele fez um ótimo trabalho. Vai sair em breve, eu acredito. Tenho certeza que [lançará] em algumas semanas. Será relançado, o que é uma ótima notícia. [O álbum] finalmente teve a produção que sempre precisou" afirma Ian Hill, baixista do Judas Priest, para Meltdown da WRIF.
Além da sonoridade diferente do resto do catálogo da banda, o projeto de estreia possui algumas características peculiares: A capa com a tampa de refrigerante (que faz uma alusão óbvia à Coca-Cola) foi concebida para os Rolling Stones, que acabaram não utilizando a ideia. O guitarrista Glenn Tipton se juntou ao grupo durante a fase de gravação do álbum e teve algumas de suas ideias rejeitadas que acabaram sendo utilizadas no álbum seguinte, "Sad Wings Of Destiny". Essas ideias foram as músicas "Ripper", "Tyrant" e "Epitaph".
Em abril de 2023, a Reach Music Publishing comprou a masterização e os direitos de publicação dos dois primeiros álbuns do Judas Priest, "Rocka Rolla" e "Sad Wings Of Destiny". Considerando que ambos os álbuns não estão disponíveis para streaming em plataformas de assinatura como o Spotify, apenas no BandCamp, pode-se dizer que os fãs da banda devem ficar de olho nos próximos anos para mais novidades em relação a estes dois projetos específicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps