A negociação de royalties da Legião Urbana com gravadora nos primórdios da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de outubro de 2024
Em uma entrevista ao livro "Discobiografia Legionária", de Chris Fuscaldo, o ex-executivo da EMI, Jorge Davidson, compartilhou detalhes sobre a negociação de royalties da Legião Urbana nos primórdios da carreira da banda entre os anos de 1985 e 1987.
Legião Urbana - Mais Novidades
Naquele tempo, entre os discos "Legião Urbana", "Dois" e "Que País É Este?", a Legião já mostrava seu potencial, mas a divisão de royalties ainda era uma questão. Davidson explicou que, ao gravar os dois primeiros álbuns, a banda havia cumprido os 36 meses estipulados em contrato com a gravadora. "Como eles preencheram os 36 meses previstos gravando esses dois discos, houve uma renovação automática do contrato."
Com a ascensão da Legião, surgiram novos desafios. "Aí surgiram os advogados, o empresário e uma discussão sobre um contrato de royalties pequeno e adiantamento", disse Davidson. A pressão estava clara: a Legião já havia se estabelecido como uma banda lucrativa, e as expectativas em torno dos novos contratos eram altas.
Foi nesse cenário que Davidson solicitou um aumento nos royalties de 7% para 10% para o segundo disco. "Isso representou um aumento de quase 50%", afirmou. A negociação, no entanto, não foi simples. Davidson lembrou que a situação gerou um impasse, pois as partes ainda não estavam alinhadas quanto ao futuro da banda.
"Ao final, concluímos que, gravando esse terceiro álbum, eles estariam livres para negociarmos novos projetos", revelou. Assim, a Legião Urbana entrou em estúdio para produzir o que se tornaria um dos discos mais importantes de sua carreira, "Que País É Este", em um processo descrito como de "entrega rápida".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal


5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Internauta pergunta se Legião Urbana é a melhor banda do Brasil e Rick Bonadio faz palestra
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien


