Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade
Por Bruce William
Postado em 17 de outubro de 2024
Rick Rubin é um produtor musical renomado, conhecido por seu trabalho com uma vasta gama de artistas e gêneros. Ele começou sua carreira no início dos anos 80, tendo sido co-fundador da Def Jam Recordings, onde ajudou a moldar o som do rap com nomes como Run-D.M.C. e Beastie Boys. Ao longo dos anos, Rubin colaborou com artistas de rock, metal, pop e hip hop, como Metallica, Red Hot Chili Peppers e Johnny Cash. Seu estilo de produção é minimalista, focado em capturar a essência do artista, o que resultou em álbuns marcantes e aclamados por críticos e público.
O estilo de trabalho de Rick Rubin é bastante particular. Como já revelado por vários músicos, ele não é o tipo de produtor que opera a mesa de som literalmente, muito pelo contrário. A atuação de Rubin se dá mais no campo das ideias, traçando um caminho para onde a banda deve seguir e mostrando como vê a sua essência sonora, como ela deve soar.
Em relação ao Red Hot Chili Peppers, a história do grupo com o produtor começou em 1991, quando ele ajudou a banda californiana a se reinventar com "Blood Sugar Sex Magik", abrindo as portas para o estrelato internacional com os singles de sucesso "Give It Away" e "Under the Bridge". Rubin trabalhou em todos os álbuns seguintes dos RHCP, exceto em "The Getaway" de 2016. Dessa colaboração surgiram 12 singles que chegaram ao topo da parada Billboard Alternative Songs, seis vitórias no Grammy e um Grammy de Produtor do Ano para Rubin, conquistado com seu trabalho em Stadium Arcadium de 2006.
Apesar dos percalços que cercaram a relação entre eles, a ponto de Rick ter abandonado um ensaio receando que "alguém seria assassinado", mesmo depois de mais de três décadas, Rubin parece tão impressionado com a musicalidade da banda quanto antes, a ponto dele considerar que três de seus músicos - o guitarrista John Frusciante, o baixista Flea e o baterista Chad Smith - são o que existe de melhor, como ele disse em uma recente entrevista a Rick Beato, com transcrição do Ultimate Guitar.
"Você também tem que ter em mente que eles são uma banda muito boa. É por isso que digo que não sou músico. Eles são alguns dos melhores músicos do mundo - Chad, Flea e John, esses três músicos, não sei se você pode encontrar melhores músicos do que esses três. É o auge. Quer você goste da música deles ou não, a habilidade deles de tocar está em outro planeta", disse o produtor, enquanto falava sobre a música "Blood Sugar Sex Magik".
Prossegue Rubin: "Então, o que você está ouvindo soa bem, mas soa bem porque são eles tocando. Se três outras pessoas estivessem tocando esses instrumentos, não soaria bem, com a mesma configuração. Está no detalhe do toque. É eles, do jeito que atacam seus instrumentos. Obviamente, algumas boas escolhas foram feitas na colocação dos microfones, mas você poderia ter exatamente a mesma colocação de microfones com outra pessoa tocando, e não soaria assim."
Depois, ao ser questionado se a música do Red Hot Chili Peppers ainda atrai o público até hoje, Rubin respondeu: "Eu não sei, mas acho que há um espírito e uma energia na música. É livre. Eles estão realmente enraizados nisso, e não é um processo intelectual. Eles estão sentindo algo, e isso passa por eles. E temos a sorte de ver isso acontecer, porque realmente passa por eles. E chegamos a uma parte onde John toca um solo, e parece que o céu se abre. É insano!"
"É diferente a cada vez", emenda. "E vem dele, simplesmente. É selvagem ver isso acontecer, como ouvir 'Under the Bridge', a música é linda. A parte da guitarra é linda, a linha de baixo é inesperada, e [tudo] é incrivelmente legal. Todas as partes são interessantes. Nenhuma delas é comum. Poderia soar como uma pequena canção folk, mas eles são tão originais na musicalidade deles, é notável. É como eles são. Eles tocam assim. E se você colocar microfones na frente deles, ainda soa assim."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps