Por que David Gilmour não quis ir para o espaço, já que o Pink Floyd é uma banda de Space Rock
Por Bruce William
Postado em 04 de outubro de 2024
O ser humano adora classificar, catalogar tudo, pois quando inserimos algo "dentro de uma caixinha" é fácil memorizar um conceito e simplesmente citá-lo quando preciso. E com a música não é diferente, sempre temos a tendência de encaixar bandas/artistas ao menos dentro de determinados estilos para poder descrevê-los sem grande trabalho.
David Gilmour - Mais Novidades
Algumas bandas, como AC/DC, Metallica e Ramones, são sinônimos de estilos musicais específicos, mantendo um som inconfundível ao longo de suas carreiras, o que faz com que conquistem fãs leais. Outras, como The Beatles, Queen e Pink Floyd, são difíceis de categorizar devido à sua versatilidade e inovação musical. O Pink Floyd, em particular, exemplifica essa diversidade, começando no Rock Psicodélico e evoluindo para o Rock Progressivo, com álbuns diferentes entre si como "The Piper At The Gates of Dawn", "Wish You Were Here" e "The Division Bell", que mostram como a banda se reinventou ao longo dos anos, sempre mantendo um alto nível artístico.
Categorizar o Pink Floyd sempre foi uma tarefa árdua que rendeu longas discussões, e uma das classificações mais comuns associadas à banda, conforme já citado, é ao Rock Progressivo, graças às suas estruturas de canções elaboradas, longas peças instrumentais e conceitos temáticos abrangentes, especialmente em trabalhos como "Animals" e "The Wall". Contudo, a banda também mergulha em Rock Psicodélico, Blues e até na música Pop, especialmente em suas primeiras e últimas fases, o que impede que sejam categorizados rigidamente apenas como uma banda de Rock Progressivo.
Outro gênero ao qual o Pink Floyd foi associado é o chamado Space Rock, que emergiu da cena musical psicodélica inglesa do final da década de 1960 e estava bem próximo ao movimento do Rock Progressivo surgido no mesmo período. E é consenso que muitos dos primeiros lançamentos do Floyd foram importantes para o desenvolvimento do estilo. Músicas como "Astronomy Domine" e "Interstellar Overdrive" do disco de estreia estavam entre os primeiros exemplos do que ficou conhecido como Space Rock, e que seria adotado por bandas como Hawkwind e, mais tarde, Radiohead e The Verve, dentre muitas outras.
Curiosamente, em entrevista com The Guardian, o guitarrista/vocalista David Gilmour revelou que recebeu uma oferta para viajar ao espaço mas recusou. A pauta foi levantada pelo Ultimate Classic Rock, e aconteceu depois de um show realizado em Moscou: "Nós tocamos em Moscou - naquela época em que não havia vergonha nisso - e me perguntaram se eu queria ir para o espaço."
Gilmour não deu maiores detalhes sobre como funcionaria o "voo espacial", mas admitiu que o que fez com que ele ficasse receoso foram as condições do que ele viu por lá: "Eu tinha visto aqueles foguetes e cápsulas no museu espacial de Moscou, e quase me borrei de medo. Disse: 'Não, obrigado'. Eles pareciam frágeis, presos com parafusos e porcas."
Em outro ponto da conversa, Gilmour também comentou um hobby menos conhecido que ele mantém, e que por razões óbvias deixa as seguradoras em pânico, com medo de um acidente sério: "Sempre adorei trabalhar com madeira. Fiz coisas de madeira durante toda a minha vida, desde removedores de botas até mesas, casas na árvore e abrigos para barcos. As seguradoras não ficam muito felizes com isso, com medo de que eu acabe cortando os dedos", conta o músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica


O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour diz que não vai mais tocar ao vivo
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
David Gilmour explica por que guitarristas não acertam solo de "Confortably Numb"


