Por que David Gilmour não quis ir para o espaço, já que o Pink Floyd é uma banda de Space Rock
Por Bruce William
Postado em 04 de outubro de 2024
O ser humano adora classificar, catalogar tudo, pois quando inserimos algo "dentro de uma caixinha" é fácil memorizar um conceito e simplesmente citá-lo quando preciso. E com a música não é diferente, sempre temos a tendência de encaixar bandas/artistas ao menos dentro de determinados estilos para poder descrevê-los sem grande trabalho.
David Gilmour - Mais Novidades
Algumas bandas, como AC/DC, Metallica e Ramones, são sinônimos de estilos musicais específicos, mantendo um som inconfundível ao longo de suas carreiras, o que faz com que conquistem fãs leais. Outras, como The Beatles, Queen e Pink Floyd, são difíceis de categorizar devido à sua versatilidade e inovação musical. O Pink Floyd, em particular, exemplifica essa diversidade, começando no Rock Psicodélico e evoluindo para o Rock Progressivo, com álbuns diferentes entre si como "The Piper At The Gates of Dawn", "Wish You Were Here" e "The Division Bell", que mostram como a banda se reinventou ao longo dos anos, sempre mantendo um alto nível artístico.
Categorizar o Pink Floyd sempre foi uma tarefa árdua que rendeu longas discussões, e uma das classificações mais comuns associadas à banda, conforme já citado, é ao Rock Progressivo, graças às suas estruturas de canções elaboradas, longas peças instrumentais e conceitos temáticos abrangentes, especialmente em trabalhos como "Animals" e "The Wall". Contudo, a banda também mergulha em Rock Psicodélico, Blues e até na música Pop, especialmente em suas primeiras e últimas fases, o que impede que sejam categorizados rigidamente apenas como uma banda de Rock Progressivo.
Outro gênero ao qual o Pink Floyd foi associado é o chamado Space Rock, que emergiu da cena musical psicodélica inglesa do final da década de 1960 e estava bem próximo ao movimento do Rock Progressivo surgido no mesmo período. E é consenso que muitos dos primeiros lançamentos do Floyd foram importantes para o desenvolvimento do estilo. Músicas como "Astronomy Domine" e "Interstellar Overdrive" do disco de estreia estavam entre os primeiros exemplos do que ficou conhecido como Space Rock, e que seria adotado por bandas como Hawkwind e, mais tarde, Radiohead e The Verve, dentre muitas outras.
Curiosamente, em entrevista com The Guardian, o guitarrista/vocalista David Gilmour revelou que recebeu uma oferta para viajar ao espaço mas recusou. A pauta foi levantada pelo Ultimate Classic Rock, e aconteceu depois de um show realizado em Moscou: "Nós tocamos em Moscou - naquela época em que não havia vergonha nisso - e me perguntaram se eu queria ir para o espaço."
Gilmour não deu maiores detalhes sobre como funcionaria o "voo espacial", mas admitiu que o que fez com que ele ficasse receoso foram as condições do que ele viu por lá: "Eu tinha visto aqueles foguetes e cápsulas no museu espacial de Moscou, e quase me borrei de medo. Disse: 'Não, obrigado'. Eles pareciam frágeis, presos com parafusos e porcas."
Em outro ponto da conversa, Gilmour também comentou um hobby menos conhecido que ele mantém, e que por razões óbvias deixa as seguradoras em pânico, com medo de um acidente sério: "Sempre adorei trabalhar com madeira. Fiz coisas de madeira durante toda a minha vida, desde removedores de botas até mesas, casas na árvore e abrigos para barcos. As seguradoras não ficam muito felizes com isso, com medo de que eu acabe cortando os dedos", conta o músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot


Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
David Gilmour apresenta "guitarra especial" que ficou com pena de leiloar e usou no disco novo
Para Gilmour, essa é a melhor canção lançada pelo Pink Floyd após a saída de Waters


