O disco (muito) pesado dos anos 1990 inspirado pela "destruição" de Los Angeles
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de novembro de 2024
Lançado em junho de 1995, "Demanufacture" é o segundo disco de estúdio do Fear Factory, um dos pioneiros do Metal Industrial. Agressivo, sombrio e moderno, o álbum em questão apresenta algumas das composições mais populares do grupo fundado pelo guitarrista Dino Cazares, como "Replica", "Zero Signal" e a faixa-título.
Caótica do início ao fim, "Demanufacture" (a música) é um verdadeiro banquete para quem gosta do lado mais pesado do Metal. Segundo Dino Cazares, a canção foi inspirada por fatos que aconteceram em Los Angeles (Califórnia) no início da década de 1990.
O guitarrista do Fear Feactory falou ao Sonfgfacts sobre a criação da faixa-título do segundo álbum da banda. O artista relembrou os acontecimentos que o inspiraram.
"‘Demanufacture’, a música e o título do álbum, é o oposto de ‘manufacture’. Significa desmontar ou quebrar, e era basicamente assim que víamos Los Angeles na época. Porque, em Los Angeles, tivemos as revoltas de Rodney King."
Citado por Dino, Rodney King era um cidadão afro-americano que ficou severamente ferido após ser espancado por policiais em março de 1991. No ano seguinte, quatro das pessoas envolvidas na agressão foram a julgamento, e três ficaram livres. As absolvições causaram uma série de protestos, em episódio que ficou conhecido como "Distúrbios de Los Angeles".
Não foram apenas os protestos que serviram como fonte de inspiração para o guitarrista do Fear Factory. Los Angeles também foi atingida por algumas catástrofes naturais.
"Tivemos os incêndios, as enchentes, os terremotos, tudo em questão de três ou quatro anos. Vimos a destruição de Los Angeles: violência de gangues, brutalidade policial. E, depois dos distúrbios de Rodney King, tivemos incêndios enormes que queimaram muitas árvores e arbustos.
Depois, choveu muito e não havia nada para absorver a chuva. Não havia árvores, não havia vegetação. Era só sujeira (...). Então, tivemos grandes deslizamentos de terra. E depois disso, em 1994, houve um grande terremoto. Vimos a destruição de Los Angeles e decidimos: ‘Demanufacture’. Isso é perfeito. O colapso de Los Angeles."
Em maio de 2020, Dino concedeu entrevista ao guitarrista brasileiro Rafael Bittencourt. O líder do Fear Factory disse que o conceito do álbum que é o tema desta nota gira em torno do que aconteceu em Los Angeles no período anterior ao lançamento do disco.
"O nosso segundo álbum, ‘Demanufacture’, foi sobre Los Angeles decaindo, basicamente, porque em apenas alguns anos tivemos incêndios, inundações por causa das tempestades. [A água das tempestades] inundou todo o solo e não haviam árvores para sugar a água. E aí, [aconteceram] desmoronamentos. Então, um terremoto.
Ah, desculpe, revoltas, e depois o terremoto. ‘Demanufacture’ é basicamente destruir, desmoronar. E nós vimos Los Angeles desmoronar. Tínhamos os militares nas ruas munidos de armas, o terremoto que aconteceu em 1994, um pouco antes do álbum. Pessoas manifestando, os terremotos, prédios caindo (...). Foi maluco. Basicamente, nós vimos a destruição em nossa frente."
"Demanufacture" foi gravado por Burton C. Bell (vocal), Dino Cazares (guitarra/baixo) e Raymond Herrera (bateria). O disco pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps