O clássico do Iron Maiden que Adrian Smith achou que Steve Harris não gostaria
Por João Renato Alves
Postado em 12 de dezembro de 2024
Poucas músicas do Iron Maiden são tão associadas a um membro específico como "Wasted Years" a Adrian Smith. Single de maior sucesso do álbum "Somewhere in Time" (1986), a música surgiu em meio a uma série de experimentos que os integrantes da banda adotaram no período de criação do trabalho.
Ainda assim, o autor da faixa quase não a ofereceu aos colegas. Durante entrevista ao Music Radar, repercutida pelo Ultimate Classic Rock, ele explicou o processo criativo.
"Eu tirei essa guitarra sintetizada Roland da caixa logo após ela chegar do Japão. Quando pluguei, começou a fazer um barulho estranho e eu simplesmente toquei junto. Era uma coisa rítmica. Então, ela me deu uma música imediatamente."
Ainda assim, Adrian não cogitou a possibilidade de utilizá-la logo de cara. O principal motivo? Ela não soava exatamente como uma composição do Iron Maiden.
"A demo soava um pouco como U2. Mas Steve Harris me ouviu tocando em um ensaio e disse: ‘Isso é bom. Deveríamos fazer’. Steve é engraçado assim. Você pode pensar que não iria querer, mas ele disse: ‘Vamos tentar!’ E como Bruce (Dickinson, vocalista) não estava por perto, eu também me encarreguei de escrever a letra. Mas se Steve não a tivesse ouvido por acidente, jamais teria mostrado."
"Wasted Years" chegou ao 18º lugar na parada de singles do Reino Unido, além de ter entrado no Top 10 da Finlândia e Países Baixos. Após entrar e sair dos setlists de turnês do Iron Maiden, se estabilizou em anos recentes. Atualmente é a 14ª música mais tocada ao vivo pela banda em sua história, superando as 700 execuções.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps