Como decepção de Mike Portnoy com Metallica interferiu em setlists do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de janeiro de 2025
O músico estadunidense Mike Portnoy é baterista, compositor e membro fundador do Dream Theater, grupo que é o maior representante do Prog Metal. Ele também é responsável pelos setlists das apresentações ao vivo do quinteto.
Dream Theater - Mais Novidades
Portnoy concedeu entrevista ao site Music Players em 2006. Na época, o Dream Theater costumava variar seus repertórios durante as tours, principalmente quando se apresentava mais de uma vez na mesma cidade. O baterista explicou por qual razão os setlists passavam por alterações.
"Sim, tudo, desde a introdução até o intervalo, quando as luzes se acendem, quando os vídeos são exibidos... isso vem do fato de eu ser fã de outras bandas", afirmou Mike, ao ser questionado se ele escolhia os setlists. "Lembro-me de quando ia ver o Rush, o Metallica ou qualquer outra banda, e lembro-me de minha decepção em relação ao fato de eles tocarem as mesmas músicas várias vezes. Gosto de garantir que, em nossa música, os fãs não ouçam as mesmas músicas quando fazemos vários shows na mesma cidade. Tento dar aos fãs o que eu gostaria de ter", complementou o baterista.
Na mesma entrevista, Portnoy contou como fazia para escolher quais músicas entrariam nos repertórios dos shows. A tarefa aparentemente dava trabalho para o prolífico batera.
"Em meus dias de folga, fico sentado em meu quarto de hotel escrevendo os próximos três sets e tenho que olhar para trás e ver quais músicas tocamos da última vez que estivemos naquela cidade. Enquanto na noite passada estivemos em Los Angeles e na noite anterior em Anaheim, que ficam a uma hora de distância uma da outra, perto o suficiente para que as pessoas dirijam para os dois shows, cada um deles foi diferente... é uma dor de cabeça, mas vale a pena para os fãs."
Alterar os repertórios no meio de uma turnê exige trabalho. Em outro ponto da entrevista, Portnoy contou como a banda e a equipe lidavam com tais mudanças.
"Quando começamos a turnê, faço uma lista de todas as músicas que poderemos tocar durante a turnê e é tarefa de todos ficarem por dentro do que está por vir. É responsabilidade de todos ficar por dentro das músicas e isso é um trabalho. Temos que utilizar as passagens de som para ensaiar novas músicas que adicionamos aos sets (...).
É uma questão de ter seis horas de música na ponta dos dedos e usamos as passagens de som para fazer isso. O mesmo acontece com nosso diretor de iluminação e programador de vídeo, tudo isso precisa ser programado. Os teclados do Jordan precisam ser programados. É um trabalho grande, todos estão atentos o tempo todo."
O Dream Theater iniciou a turnê que celebra seus 40 anos em outubro de 2024. Desta vez, no entanto, o repertório foi mantido durante as primeiras partes da tour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III


A definição da sonoridade do Dream Theater, segundo o vocalista James LaBrie
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A opinião do fenômeno Mike Portnoy do Dream Theater sobre Aquiles Priester
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone


