Como decepção de Mike Portnoy com Metallica interferiu em setlists do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de janeiro de 2025
O músico estadunidense Mike Portnoy é baterista, compositor e membro fundador do Dream Theater, grupo que é o maior representante do Prog Metal. Ele também é responsável pelos setlists das apresentações ao vivo do quinteto.
Dream Theater - Mais Novidades
Portnoy concedeu entrevista ao site Music Players em 2006. Na época, o Dream Theater costumava variar seus repertórios durante as tours, principalmente quando se apresentava mais de uma vez na mesma cidade. O baterista explicou por qual razão os setlists passavam por alterações.
"Sim, tudo, desde a introdução até o intervalo, quando as luzes se acendem, quando os vídeos são exibidos... isso vem do fato de eu ser fã de outras bandas", afirmou Mike, ao ser questionado se ele escolhia os setlists. "Lembro-me de quando ia ver o Rush, o Metallica ou qualquer outra banda, e lembro-me de minha decepção em relação ao fato de eles tocarem as mesmas músicas várias vezes. Gosto de garantir que, em nossa música, os fãs não ouçam as mesmas músicas quando fazemos vários shows na mesma cidade. Tento dar aos fãs o que eu gostaria de ter", complementou o baterista.
Na mesma entrevista, Portnoy contou como fazia para escolher quais músicas entrariam nos repertórios dos shows. A tarefa aparentemente dava trabalho para o prolífico batera.
"Em meus dias de folga, fico sentado em meu quarto de hotel escrevendo os próximos três sets e tenho que olhar para trás e ver quais músicas tocamos da última vez que estivemos naquela cidade. Enquanto na noite passada estivemos em Los Angeles e na noite anterior em Anaheim, que ficam a uma hora de distância uma da outra, perto o suficiente para que as pessoas dirijam para os dois shows, cada um deles foi diferente... é uma dor de cabeça, mas vale a pena para os fãs."
Alterar os repertórios no meio de uma turnê exige trabalho. Em outro ponto da entrevista, Portnoy contou como a banda e a equipe lidavam com tais mudanças.
"Quando começamos a turnê, faço uma lista de todas as músicas que poderemos tocar durante a turnê e é tarefa de todos ficarem por dentro do que está por vir. É responsabilidade de todos ficar por dentro das músicas e isso é um trabalho. Temos que utilizar as passagens de som para ensaiar novas músicas que adicionamos aos sets (...).
É uma questão de ter seis horas de música na ponta dos dedos e usamos as passagens de som para fazer isso. O mesmo acontece com nosso diretor de iluminação e programador de vídeo, tudo isso precisa ser programado. Os teclados do Jordan precisam ser programados. É um trabalho grande, todos estão atentos o tempo todo."
O Dream Theater iniciou a turnê que celebra seus 40 anos em outubro de 2024. Desta vez, no entanto, o repertório foi mantido durante as primeiras partes da tour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Prestes a iniciar sua última turnê, Megadeth estampa nova capa da Metal Hammer
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield

Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
"A gente se virou bem sem ele": Jordan Rudess comenta Mike Portnoy no Dream Theater
Mike Portnoy toca a clássica "As I Am" em vídeo divulgado pela Drumeo
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Dream Theater não se importa só com técnica, garante Jordan Rudess
Dream Theater vai desacelerar antes de trabalhar em novo álbum, afirma Mike Portnoy
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


