O megahit de Cazuza que empresário odiou letra original: "Parece Titãs, muito chato"
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2025
Composta em um apartamento no Canal do Leblon, no Rio de Janeiro, a música "Burguesia" é uma das faixas mais icônicas – e polêmicas – do último álbum de Cazuza em vida. A canção, que dá título ao disco duplo lançado em 1989, traz um retrato cru e provocador da sociedade brasileira. Porém, antes de ganhar o público, enfrentou críticas até de quem trabalhava com o cantor.
Cazuza - Mais Novidades
Ezequiel Neves, produtor, empresário e parceiro de longa data, relembra no livro "Preciso dizer que te amo", que analisa as composições do saudoso roqueiro carioca, os bastidores da criação.
"Eu falei: 'Essa coisa está muito chata, você fala umas coisas que parece Titãs'. Faltava algo na letra. Foi então que sugeri: 'Enquanto houver burguesia/ Não vai haver poesia'. Depois, os críticos caíram de pau nessa frase."
Já debilitado pelo avanço da AIDS, Cazuza trabalhava com urgência para deixar suas últimas mensagens. O saxofonista e parceiro George Israel recorda o processo: "As músicas eram encomendadas para ontem. Ele me mandou a letra de Burguesia num fim de semana, com um recado dizendo que gravaria na segunda-feira. A letra era um verdadeiro tratado. Fiz a melodia com uma métrica bem diferente, e ele aprendeu tudo em dez minutos."
Gravado entre março e junho de 1989, o álbum foi produzido sob condições desafiadoras. Internado na Clínica São Vicente, Cazuza escrevia compulsivamente e recebia amigos músicos para finalizar as composições. Mesmo em estágio avançado da doença, comparecia diariamente ao estúdio. Algumas gravações foram feitas enquanto ele estava deitado ou em uma cadeira de rodas, devido à exaustão física.
Composto por dois discos – um voltado ao rock, outro à MPB –, "Burguesia" reflete a dualidade do artista em seus momentos finais. A faixa-título, carregada de críticas sociais, divide opiniões até hoje, mas tornou-se símbolo de resistência e autenticidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Edu Falaschi diz que um pedaço dele morreu com Ozzy: "Não superei ainda"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
Tarja Turunen lança "I Don't Care", que conta com participação de Dani Filth
Cavalera Conspiracy participará de evento que celebra 40 anos de "Reign in Blood", do Slayer
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal

A cantora que Cazuza gostou tanto que aplaudiu show de forma bizarra e nada convencional
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
O famoso trecho de "Exagerado" de Cazuza que é inspirado em Elvis Costello, segundo Leoni
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
O hit de Cazuza que portugueses receberam com frieza: "Gíria considerada depreciativa"


