O fiasco de Elton John que fez sua mãe e Ringo Starr saírem de show
Por João Renato Alves
Postado em 15 de janeiro de 2025
Em 21 de junho de 1975, Elton John participou do festival Midsummer Music, realizado no Estádio de Wembley, em Londres. O evento também contou com apresentações de The Beach Boys, Eagles, Joe Walsh, Rufus & Chaka Khan e Stackridge. Até então, era o maior show da carreira do artista, diante de um público estimado em 75 mil pessoas.
Tendo lançado pouco tempo antes o álbum "Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy", o cantor e pianista decidiu ousar, tocando uma série de músicas novas em sequência. A experiência se mostrou um grande erro. Quem lembrou o fato foi Ringo Starr, em entrevista ao The Times.

"Eu estava com a mãe dele. Elton veio até nós e disse: ‘Só vou tocar músicas do álbum novo’. Saímos depois de três canções, porque não as conhecíamos."
É importante destacar que John abriu o show com uma sequência de clássicos já estabelecidos à época, como "Rocketman", "Benny and the Jets", "The Bitch is Back" e "Candle in the Wind". Também se valeu de uma dobradinha dos Beatles, "Lucy in the Sky With Diamonds" e "I Saw Her Standing There". Só então partiu para o material novo.
Na biografia "Me", de 2019, o próprio admitiu o erro. "Foi o maior show que já fiz. Tudo estava perfeito — o som, os shows de apoio, até o clima. E se tornou um desastre total. Aqui está algo que aprendi. Se você escolheu subir no palco imediatamente após os Beach Boys — cujo set consistiu em praticamente todos os hits de um dos catálogos de sucessos mais incríveis e amados da história da música pop — é uma péssima ideia tocar dez músicas seguidas com as quais ninguém na plateia está particularmente familiarizado, porque o álbum de onde elas saíram foi lançado há apenas algumas semanas."
E o astro nem pode dizer que não notou o silêncio no local. "Infelizmente, aprendi essa lição após três ou quatro músicas do álbum, quando senti uma inquietação na multidão, do jeito que crianças em idade escolar ficam inquietas durante uma reunião particularmente longa. Nós seguimos em frente. Nós soávamos maravilhosos, éramos uma banda muito boa. Mas as pessoas começaram a ir embora. Eu estava apavorado. Fazia anos que não perdia uma plateia. Aprendi uma lição sobre os perigos da integridade artística e que você nunca é bem-sucedido demais para cair de bunda no chão."
Apesar do estranhamento, o play em questão foi um estrondoso sucesso. Nono trabalho de estúdio de Elton John, "Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy" é biográfico, contando as histórias do cantor e Bernie Taupin, seu principal parceiro de composições.
Foi o primeiro disco na história a estrear direto no número 1 do The Billboard 200, principal parada de discos do mundo. Só nos 4 primeiros dias de vendas, teve um milhão e meio de cópias comercializadas em todo o planeta. Ganharia sequência em 2006, "The Captain & The Kid".
Foi o último disco gravado pela banda original do músico em sua primeira existência. O guitarrista Davey Johnstone e o baixista Dee Murray só voltariam a integrar o grupo ao mesmo tempo em 1983.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Guns N' Roses lança duas novas canções
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista


Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Elton John é confirmado no Rock in Rio 2026
De Elton John até Nirvana, as músicas que eram as preferidas de James Hetfield em 2004
Greta Van Fleet: o conselho musical que Elton John deu à banda


