O fiasco de Elton John que fez sua mãe e Ringo Starr saírem de show
Por João Renato Alves
Postado em 15 de janeiro de 2025
Em 21 de junho de 1975, Elton John participou do festival Midsummer Music, realizado no Estádio de Wembley, em Londres. O evento também contou com apresentações de The Beach Boys, Eagles, Joe Walsh, Rufus & Chaka Khan e Stackridge. Até então, era o maior show da carreira do artista, diante de um público estimado em 75 mil pessoas.
Tendo lançado pouco tempo antes o álbum "Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy", o cantor e pianista decidiu ousar, tocando uma série de músicas novas em sequência. A experiência se mostrou um grande erro. Quem lembrou o fato foi Ringo Starr, em entrevista ao The Times.

"Eu estava com a mãe dele. Elton veio até nós e disse: ‘Só vou tocar músicas do álbum novo’. Saímos depois de três canções, porque não as conhecíamos."
É importante destacar que John abriu o show com uma sequência de clássicos já estabelecidos à época, como "Rocketman", "Benny and the Jets", "The Bitch is Back" e "Candle in the Wind". Também se valeu de uma dobradinha dos Beatles, "Lucy in the Sky With Diamonds" e "I Saw Her Standing There". Só então partiu para o material novo.
Na biografia "Me", de 2019, o próprio admitiu o erro. "Foi o maior show que já fiz. Tudo estava perfeito — o som, os shows de apoio, até o clima. E se tornou um desastre total. Aqui está algo que aprendi. Se você escolheu subir no palco imediatamente após os Beach Boys — cujo set consistiu em praticamente todos os hits de um dos catálogos de sucessos mais incríveis e amados da história da música pop — é uma péssima ideia tocar dez músicas seguidas com as quais ninguém na plateia está particularmente familiarizado, porque o álbum de onde elas saíram foi lançado há apenas algumas semanas."
E o astro nem pode dizer que não notou o silêncio no local. "Infelizmente, aprendi essa lição após três ou quatro músicas do álbum, quando senti uma inquietação na multidão, do jeito que crianças em idade escolar ficam inquietas durante uma reunião particularmente longa. Nós seguimos em frente. Nós soávamos maravilhosos, éramos uma banda muito boa. Mas as pessoas começaram a ir embora. Eu estava apavorado. Fazia anos que não perdia uma plateia. Aprendi uma lição sobre os perigos da integridade artística e que você nunca é bem-sucedido demais para cair de bunda no chão."
Apesar do estranhamento, o play em questão foi um estrondoso sucesso. Nono trabalho de estúdio de Elton John, "Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy" é biográfico, contando as histórias do cantor e Bernie Taupin, seu principal parceiro de composições.
Foi o primeiro disco na história a estrear direto no número 1 do The Billboard 200, principal parada de discos do mundo. Só nos 4 primeiros dias de vendas, teve um milhão e meio de cópias comercializadas em todo o planeta. Ganharia sequência em 2006, "The Captain & The Kid".
Foi o último disco gravado pela banda original do músico em sua primeira existência. O guitarrista Davey Johnstone e o baixista Dee Murray só voltariam a integrar o grupo ao mesmo tempo em 1983.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"

A clássica canção do Queen que Elton John detestou e achou o título "absolutamente ridículo"
O artista que Elton John mais admirou, um verdadeiro gigante na história do rock
A lenda do rock que George Harrison só gosta de uma música: "Tudo soa igual"
O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
"Pelados Em Santos", o clássico dos Mamonas Assassinas que lembra hit de Elton John
O motivo pelo qual Robert Fripp recusou Elton John no King Crimson


