A curiosa comparação que Paul Di'Anno fazia entre o Iron Maiden e o AC/DC
Por Bruce William
Postado em 14 de janeiro de 2025
O Iron Maiden foi criado em 1975 por Steve Harris em Londres, em um período em que o Punk começava a emergir no cenário musical britânico. Inicialmente, a banda enfrentou desafios para se destacar, mas a visão de Harris moldou um estilo único, que seria uma das bases da New Wave of British Heavy Metal. Em 1979, com a entrada de Paul Di’Anno como vocalista, o grupo começou a chamar atenção, misturando a energia crua do Punk com a complexidade do Heavy Metal, elementos que acabariam por conquistar uma base fiel de fãs.
Iron Maiden - Mais Novidades
Mas do Punk o que eles queriam era apenas a energia. Em outubro de 1979, o jornalista Geoff Barton, da Classic Rock, assistiu ao Iron Maiden tocar em um evento de Heavy Metal em Londres e bateu um papo com os integrantes da banda. Durante a conversa, Barton perguntou a Harris por que ele havia formado uma banda de Heavy Metal em plena era do Punk. Harris respondeu de forma categórica: "Era algo que eu queria fazer. Eu não poderia ter começado uma banda Punk... isso seria contra a minha religião."
Steve nunca escondeu sua aversão ao movimento Punk. Em 2012, em entrevista ao The Quietus, ele reforçou essa postura ao afirmar que o Maiden não tinha qualquer relação com os Punks. "Jamais compartilharia de algo com eles, pois os odiava! A maioria nem sabia tocar um instrumento, faziam algo horrível. Disputávamos o mercado, não compartilhávamos. Detestávamos eles e o que representavam, não tínhamos nada em comum. A maioria parecia ser composta por garotos ricos que estavam apenas se fazendo de famintos. Não eram reais no que pregavam." Para Harris, o Punk era o oposto dos valores e da autenticidade que ele buscava em sua música.
Inclusive Paul Di'Anno, conhecido por sua personalidade direta e carisma de palco, fez uma comparação interessante entre o Iron Maiden e o AC/DC, destacando para Barton a autenticidade e simplicidade das duas bandas. "Eles são um grupo sem frescuras, que vai lá e simplesmente faz o que tem que fazer. Quero dizer, olhe para o Bon Scott. Não há muitos caras que lideram uma banda cheios de tatuagens, com uma barriga de cerveja, e ainda assim, ele faz isso funcionar. Como nós, eles são pés no chão."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
O limite que João Gordo estabeleceu para se aposentar do Ratos de Porão: "Prefiro parar"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Tony Iommi admite estar pensando cada vez mais na própria morte
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
As duas bandas históricas que quase ficaram com João Gordo antes do Ratos de Porão
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
O que aconteceu no túmulo de Ozzy Osbourne que levou Kelly a uma prática milenar
A banda de rock que multiplicou cachê por 20 após viralizar
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez



O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
A "banda country" com quem Bruce Dickinson excursionou pela Europa
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show do Guns N' Roses em 23 anos
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV


